Página inicial » Notícias » Propesp apoia recém-doutores e doutores recém-contratados

Propesp apoia recém-doutores e doutores recém-contratados

exibir

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) publicou o edital para a seleção de propostas no âmbito do Programa de Apoio ao Doutor Pesquisador (Prodoutor), relativo aos Subprogramas Apoio ao Recém-Doutor (PARD) e Apoio ao Doutor Recém-Contratado (PARC). O edital tem como objetivo promover a execução de projetos de pesquisa por docentes da Universidade Federal do Pará, contribuindo, assim, para a formação e consolidação de grupos de pesquisa.

Cronograma - O período para a submissão encerra-se no dia 3 de junho. O edital prevê a concessão de equipamentos e Bolsas de Iniciação Científica vinculados a projetos de pesquisa de docentes recém-doutores (PARD), titulados em 2012 ou no início de 2013, ou doutores recém- contratados (PARC), admitidos em 2012 ou no início de 2013. O programa será administrado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), por meio de sua Diretoria de Pesquisa. A análise de propostas ocorrerá até o dia 21 de junho, estando a divulgação do resultado prevista para até 24 de junho.

Para submeter propostas, é necessário que o proponente seja professor da UFPA com o título de doutor obtido no período de janeiro de 2012 a abril de 2013 (PARD) ou doutores contratados por meio de concurso público, no mesmo período (PARC), para atuação em qualquer campus da Instituição. Caso o docente já seja contemplado com bolsas de pesquisa por meio de outros editais, ainda pode submeter propostas para receber equipamentos por meio do Prodoutor.

Sobre as concessões - A previsão é atender até 50 propostas de docentes recém-doutores (PARD) e 50 propostas de docentes doutores recém-contratados (PARC), totalizando 100 concessões. Os recursos destinados ao edital serão provenientes da Propesp. Os contemplados poderão optar por receber itens de infraestrutura – como computadores, notebooks, projetor multimídia, entre outros – ou um equipamento e uma quantia de R$ 3 mil, para custeio de material de uso de laboratório.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Emmanuel Tourinho, o Edital Prodoutor "é parte do esforço da UFPA para expandir sua base de pesquisa, com a criação ou consolidação de novos grupos. Ele é voltado aos docentes que estão iniciando a atividade de pesquisa na Instituição e precisam de algumas condições básicas, como Bolsas de Iniciação Científica para incorporar novos alunos às suas equipes de trabalho". No ano de 2012, a Propesp contemplou 84 propostas no âmbito deste edital.

Documentos necessários - As propostas ao edital deverão ser submetidas por meio eletrônico para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Os documentos necessários são ficha de inscrição anexa ao edital, devidamente preenchida; comprovante do título de doutor do interessado, com data de aprovação da tese claramente enunciada e Termo de Posse ou comprovante de vínculo com a UFPA, na condição de docente (com a data de contratação, no caso dos candidatos ao PARC); Curriculum Vitae atualizado (modelo CNPq-Lattes); comprovante de participação em grupo de pesquisa cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq; plano de trabalho do bolsista de Iniciação Cientifica, segundo o modelo PIBIC disponível na página do Sistema PIBIC.

Para mais informações, consulte o edital na página da Propesp.