Página inicial » Notícias » Propesp e Fadesp lançam edital de R$ 150 mil para apoio à pesquisa

Propesp e Fadesp lançam edital de R$ 150 mil para apoio à pesquisa

Dando continuidade ao Programa de Apoio (Proap), a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Gradução (Propesp) lançaram, este mês, o Edital do Programa de Apoio à Cooperação Interinstitucional (PACI). A soma total destinada ao PACI para 2013 é de 150 mil reais. O programa financia despesas com diárias e passagens para o comparecimento de docentes da UFPA a reuniões no exterior, ou para o deslocamento de pesquisadores estrangeiros para reuniões na UFPA. Acesse aqui o Edital.

Prazos - A submissão de propostas vai até o dia 3 de julho. A avaliação das propostas ocorrerá no período de 4 a 31 de julho, no último dia, será divulgado o resultado da seleção. Serão atendidas, preferencialmente, propostas feitas por Programas de Pós-Graduação cujos proponentes não tenham sido contemplados, nos anos de 2012 e 2013, com o mesmo auxílio.

O beneficiário do apoio será, necessariamente, docente permanente de um programa de pós-graduação stricto sensu na Universidade Federal do Pará (UFPA). Para participar, os docentes devem encaminhar os pedidos à Diretoria de Pesquisa (DPQ) da Propesp pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu.

A solicitação de apoio deve ser apresentada no Formulário de Inscrição de Proposta, assinada pelo proponente e pelo coordenador do Programa de Pós‐Graduação. O beneficiário deve preencher e enviar para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. a solicitação de aquisição de passagens e pagamento de diárias. Edital, inscrição de proposta e formulários de solicitação de diárias e passagens estão disponíveis na sessão PROAP do site da Fadesp.

A previsão inicial é de atendimento de vinte solicitações, porém as concessões poderão ultrapassar esse limite, dependendo do custo das propostas atendidas.

Quem pode se inscrever? - O Edital destina-se a grupos de pesquisa vinculados a Programas de Pós-Graduação da UFPA. O beneficiado do apoio tem que ser docente, membro de um grupo de pesquisa registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil, do CNPq.

As passagens e diárias podem ser concedidas ao beneficiário ou a pesquisador estrangeiro por ele indicado, que esteja vinculado ao grupo de pesquisa da UFPA que pretende estabelecer a cooperação.

Experiências - A professora Luiza Meller da Silva, da Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, foi contemplada pelo PACI no ano passado. O PPGCTA trouxe para Belém o professor Antônio Teixeira, da Universidade do Minho, de Portugal. Ele passou uma semana em contato com os pesquisadores da pós- graduação. Neste período, ele apresentou as pesquisas realizadas em Portugal, assim como os pesquisadores daqui mostraram os trabalhos realizados no Pará. Foram também firmadas parcerias que estão rendendo frutos. Até agora, já foram apresentadas duas propostas, uma para ao CNPq e outra para a Capes, com a colaboração do pesquisador estrangeiro.

O professor Sanclayton Moreira é líder do Grupo de Pesquisas Física de Materiais da Amazônia e conseguiu, por meio do PACI, firmar uma parceria com o professor chileno Ignácio Olivares e a UFPA. Moreira está prestes a embarcar para o Chile para mais reuniões com o pesquisador estrangeiro. O professor trabalha em projetos na área da Ótica Não-linear e, segundo ele, o PACI foi o pontapé inicial para a evolução das relações benéficas que o grupo está tendo com a colaboração internacional.

O responsável pelo apoio deverá informar os dados para a emissão de passagem com a antecedência de 30 dias, antes da viagem. Também devem entregar à Fadesp os comprovantes de viagem até 15 dias após a realização da reunião de trabalho com o pesquisador estrangeiro. Cada concessão tem o valor máximo de quatro mil e quinhentos reais para a passagem aérea e três mil reais para diárias.

Serviço:

Informações pelos telefones (91) 3201‐7527 / ‐7657 / 8076 ou pelos e-mails O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Consulte aqui o Edital.