Página inicial » Notícias » UFPA abre vagas para Pós-Graduação em Biotecnologia

UFPA abre vagas para Pós-Graduação em Biotecnologia

exibir

Profissionais com formação acadêmica na área de Ciências Biológicas, Exatas e da Terra ou áreas afins já podem se candidatar a uma das 25 vagas abertas para o Mestrado e Doutorado em Biotecnologia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Os editais foram lançados pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec), do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal do Pará (UFPA), e disponibilizam 10 vagas para o Doutorado e 15 para o Mestrado.

Inscrições – Os interessados devem se inscrever diretamente na Secretaria do PPGBiotec ou pelos Correios, no caso de o candidato residir fora da Região Metropolitana de Belém. Para se candidatar, o interessado precisa apresentar a ficha de inscrição que está disponível em endereço on-line ou na Secretaria do Programa, no segundo andar do prédio do ICB, além dos originais e das cópias de documentos apontados nos respectivos Editais.

Os candidatos que desejam realizar sua inscrição pelos Correios deverão encaminhar ao endereço físico, descrito no Edital, os documentos relacionados no item 2.2, exclusivamente por meio Sedex/AR, com postagem até o dia 8 de fevereiro de 2013.

O formulário de inscrição e o código identificado do objeto postado nos Correios devem ser enviados para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. até o dia 11 de fevereiro. No caso de inscrição via Sedex, os respectivos documentos originais precisarão ser apresentados no 1º dia do processo seletivo, ao término da 1ª prova.

Avaliação e matrícula - Depois de homologadas as inscrições, no dia 18 de fevereiro, a avaliação dos candidatos obedecerá a três etapas. A primeira etapa do certame será o Teste de Proficiência em Língua Inglesa, no dia 20 de fevereiro, às 9h. Já a segunda fase, que será no dia 27 de fevereiro, a partir das 8h30, vai se dar por meio da avaliação do anteprojeto de dissertação e da sua defesa, mediante apresentação oral do candidato. E por último, ocorrerá a análise do Histórico Acadêmico e do Curriculum Lattes, no dia 1º de março. O resultado final será divulgado no site do PPGBiotec, no dia 6 de março, a partir das 14h. O período para a matrícula é de 11 a 12 de abril de 2013.

Biotecnologia na UFPA - O PPGBiotec foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 2011 e, em 2013, prepara-se para a abertura das terceiras turmas. Segundo o professor de Biotecnologia e representante do ICB no Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão (Consepe), Bruno Gomes, um ponto de produção de conhecimento em Biotecnologia na Amazônia é de capital importância, pois torna o profissional dessa área "apto a fazer pesquisa em Biotecnologia, que é uma área multidisciplinar; a produzir conhecimento básico e aplicado como também a viabilizar a produção de produtos e processos."

Ainda de acordo com o professor Gomes, esta ciência tem aumentado seu campo de atuação no Pará. "É um campo de conhecimento que tanto é passível de transformação da sociedade, por meio de patentes e produção de tecnologia baseada em processos biológicos, quanto capaz de produção de conhecimento acerca do mundo vivo", afirma.

Serviço:

Editais para turmas de Mestrado e Doutorado em Biotecnologia da UFPA

Inscrições até o dia 15 de fevereiro.

Leia aqui os Editais.

Faça o download da ficha de inscrição no site o PPGBiotec.

Texto: Vitor Barros – Assessoria de Comunicação da UFPA

Foto: Alexandre Moraes