Página inicial » Notícias » UFPA ofertará Mestrado Profissional em Letras

UFPA ofertará Mestrado Profissional em Letras

exibir

A Universidade Federal do Pará (UFPA) faz parte da rede nacional de Instituições Públicas de Ensino Superior que ofertarão, neste ano, o Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), proposto pela Coordenadoria da área de Letras, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Com mil vagas, que serão distribuídas entre as instituições associadas, o público-alvo do Programa são os docentes da educação básica, egressos de cursos de graduação em Letras e áreas afins, preferencialmente que estejam atuando no ensino fundamental da escola pública.

O ProfLetras terá como área de concentração Linguagens e Letramento e duas linhas de pesquisa: Teorias da Linguagem e Ensino e Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes. O curso conta com a participação de 36 instituições de ensino superior, com polos nas Regiões Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além de congregar 281 professores de todo o Brasil.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA, Emmanuel Tourinho, considera importante que o Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPA (PPGL/UFPA) participe da rede, "contribuindo, de modo mais amplo, para a capacitação do corpo docente da educação básica no Pará."

Crescimento profissional - Para o professor Emmanuel Tourinho, o PPGL, que este ano também terá a primeira turma do curso de Doutorado, consolida, com essa nova realidade, ainda mais a sua atuação em pesquisa e formação. "A oferta do Doutorado e do Mestrado Profissional proporcionará um ambiente de produção de conhecimento mais rico e com oportunidades mais numerosas de intercâmbio acadêmico, fortalecendo os grupos de pesquisa." A interação entre os mestrandos acadêmicos e os mestrandos profissionais, segundo o pró-reitor, colabora com o crescimento profissional e científico de todos.

O edital para a formação da primeira turma ainda não foi publicado A coordenação local, no momento, aguarda as orientações da CAPES quanto ao processo de seleção, como datas e número de vagas a serem ofertadas. Os professores que atuarão no ProfLetras fazem parte do quadro permanente de professores do PPGL/UFPA e da Faculdade de Letras.

Capital e interior - Na UFPA, o ProfLetras ficará sediado no campus de Belém, embora pretenda atender aos professores que atuam na educação básica também no interior do Estado. Uma experiência semelhante já está em curso na UFPA, com a oferta do Mestrado Profissional em Matemática (ProfMat). Esse curso já está com a sua segunda turma em andamento e funciona na capital, atendendo docentes da educação básica de várias regiões do Estado. "Belém é mais acessível e é provável que essa experiência do ProfMat seja replicada no Mestrado Profissional de Letras", avalia Tourinho.

Texto: Vitor Barros – Assessoria de Comunicação da UFPA

Imagem: Reprodução / Google