Página inicial » Notícias » Propesp inicia Enconto sobre interdisciplinaridade no Ensino, Pesquisa e Extensão

O “Encontro Acadêmico Interdisciplinaridade no Ensino, Pesquisa e Extensão: Região Norte”, realizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) e Núcleo de Meio Ambiente (NUMA), da Universidade Federal do Pará (UFPA), foi aberto nesta quarta-feira, 26, no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) da UFPA. O evento é realizado em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Forprop).  O encontro ocorre até o dia 28 de junho.

Abertura – A abertura do encontro teve as participações do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA, professor Emmanuel Tourinho, que representou o reitor Carlos Maneschy;  do presidente da Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa), professor Mario Ramos Ribeiro; do coordenador nacional do evento, professor Arlindo Philippi Jr; do presidente do Forprop, professor Paulo Cesar Duque Estrada; do coordenador do evento – Norte, professor Gilberto Rocha; e do diretor adjundo do NUMA, professor Sérgio Cardoso de Morais.

De acordo com o professor Emmanuel Tourinho, o momento da abertura já deu sinais de qual será o tom central deste encontro, que “é a necessidade de discutir como a gente organiza essas atividades de pesquisa e de formação da Universidade, para responder aos problemas e atender demandas da sociedade, que são urgentes e dizem respeito a situações que só podem ser resolvidas com o conhecimento produzido dentro da academia.”

Solução - Ainda segundo Tourinho, a solução destes problemas requer uma integração entre os saberes, “e essa discussão é uma maneira de se colocar como a Universidade integra as competências que ela tem construído e como liga essas competências de um modo a dar respostas mais eficazes e mais rápidas aos problemas das sociedades”, ressalta.

Avaliação – Durante o debate desta tarde, o professor Arlindo Philippi Jr, afirmou que a pós-graduação “é um espaço que faz com que um grupo de docentes se debruce sobre aquilo que deve ser avançado, portanto, a pós-graduação é realmente um lugar para metalinguagens. Se formos olhar a interdisciplinaridade,  a pós-graduação é um campo experimental para fazer com que ela possa ser demonstrada como um fator que vai melhorar a produção daquela universidade.”

Já a professora Maria do Carmo Martins, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), afirma que “a interdisciplinaridade deve ser trabalhada desde o início, pois quanto mais cedo levarmos esse pensamento às pessoas, mais fácil será essa integração e essa nova forma de trabalhar com as outras áreas.”

Início - O evento foi idealizado durante a reunião da Área Interdisciplinar na Capes, em 27 de fevereiro de 2013, juntamente com o Forprop. O evento em Belém dará início a uma série de eventos regionais ao longo de 2013, que irão preparar a comunidade acadêmica para a realização de um evento nacional em 2014, em Brasília.

Serviço
Data: 26 a 28 de junho
Local: Auditório do Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA
Mais informações no site do Encontro.

Texto: Carlos Fernando Pinheiro – Assessoria de Comunicação da UFPA.
Fotos: Alexandre Moraes