Página inicial » Notícias » Treze propostas recebem aprovação no PACI

Treze propostas recebem aprovação no PACI

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará divulgou nesta sexta-feira, 19, o resultado do edital referente ao Programa de Apoio à Cooperação Interinstitucional (PACI). No total, treze propostas foram aprovados no âmbito do subprograma de cooperação internacional. Confira aqui o resultado.

O PACI financia despesas com diárias e passagens para o comparecimento de docentes da UFPA a reuniões no exterior, ou para o deslocamento de pesquisadores estrangeiros para reuniões na UFPA. Em 2013, o Programa contou com recursos no valor de R$ 150 mil.

O edital 09/2013 teve aprovadas propostas de pesquisadores do Instituto de Letras e Comunicação (ILC), Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN), Instituto de Tecnologia (ITEC), Instituto de Ciências Biológicas (ICB), e Instituto de Ciências da Saúde (ICS).

Segundo informa o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA, professor Emmanuel Tourinho, um novo edital do PACI Internacional será lançado ainda este mês, visando a concessão de novos auxílios para 2013. As exigências serão as mesmas do edital anterior (09/2013 - disponível aqui), só sendo modificado o calendário, uma vez que a apresentação de propostas será até 30 de agosto.

O PACI destina-se a grupos de pesquisa vinculados a Programas de Pós-Graduação da UFPA. O beneficiado do apoio tem que ser docente, membro de um grupo de pesquisa registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil, do CNPq. As passagens e diárias podem ser concedidas ao beneficiário ou a pesquisador estrangeiro por ele indicado, que esteja vinculado ao grupo de pesquisa da UFPA que pretende estabelecer a cooperação.

Texto: Jéssica Souza - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Laís Teixeira