Página inicial » Notícias » Fórum discute políticas para a pós-graduação

Fórum discute políticas para a pós-graduação

O Fórum de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA) reuniu-se, na última terça-feira, 13, para discutir as políticas para o setor, incluindo a distribuição de novas bolsas concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), os resultados de editais da Capes e CNPq, a reformulação do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) e as ações da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), previstas para o segundo semestre de 2013.

Compareceram à reunião coordenadores dos cursos de mestrado e doutorado, dirigentes das unidades da UFPA e a equipe gestora da Propesp. Na ocasião, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Emmanuel Tourinho, informou a reabertura do edital do Programa de Apoio à Cooperação Interinstitucional (PACI), Subprograma Cooperação Internacional, e a decisão de também usar recursos do PACI, Subprograma Cooperação Nacional, para financiar reuniões de trabalho, visando à elaboração de propostas ao Programa de Cooperação Acadêmica (Procad), da CAPES. Os cursos já podem agendar as reuniões de trabalho com parceiros de outras universidades brasileiras e enviar à Propesp as solicitações de apoio.

Projetos inovadores - O novo PNPD da Capes, segundo o pró-reitor, facilitará o desenvolvimento de projetos inovadores e o acolhimento de pesquisadores externos na UFPA. “O programa, agora, garante uma cota de bolsas de pós-doutorado para cada curso e o uso das bolsas foi desburocratizado. Haverá mais oportunidades e mais agilidade tanto para receber pesquisadores de outras instituições como para enviar nossos docentes para estágio em universidades parceiras.”

No item referente às bolsas de mestrado e doutorado, foi constituída a nova Comissão de Bolsas, que auxiliará a Propesp na distribuição das cotas que vierem a ser obtidas pela UFPA no edital da Fapespa. Integram a comissão representantes de seis programas de pós-graduação, cobrindo todas as grandes áreas de conhecimento, além de representantes da Propesp.

A internacionalização dos programas de pós-graduação foi objeto de discussão do Fórum em diferentes momentos. As ações da UFPA e das agências de fomento com o objetivo de intensificar a mobilidade de docentes e pós-graduandos e sua interação com grupos de pesquisa estrangeiros têm dado resultados positivos, segundo os participantes do Fórum, mas é possível, ainda, tirar melhor proveito das oportunidades atuais. Entre as ações que merecem ser estimuladas, o Fórum discutiu a realização pelos doutorandos de estágio "sanduíche" no exterior, considerando que a UFPA dispõe de uma cota de bolsas da Capes para esse fim e o uso dessa cota gera bolsas adicionais de doutorado para os programas.

Texto: Divulgação
Foto: Alexandre Moraes