Página inicial » Notícias » UFPA tem mais três pesquisadores na ABC

UFPA tem mais três pesquisadores na ABC

Pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) são os novos membros afiliados da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e representam a Região Norte numa das mais importantes entidades científicas do País. Os físicos Jordan Del Nero e Waldeci Paraguassu Feio e a geneticista Raquel Carvalho Montenegro, todos da UFPA, receberam o diploma de membros afiliados, em cerimônia realizada no Instituto Tecnológico Vale Desenvolvimento Sustentável, em Belém, no último dia 17 de outubro.

Jordan Del Nero e Waldeci Paraguassu tiveram como padrinho de diplomação o vice-presidente regional da ABC Norte, Roberto Dall'Agnol, docente do Instituto de Geociências da UFPA, e tiveram apresentação feita pelo membro afiliado Luiz Carlos Bassalo Crispino, docente de Física da UFPA. Raquel Montenegro teve como padrinho e foi apresentada por Rommel Rodriguez Burbano, biomédico geneticista e também professor da UFPA.

A mesa da solenidade foi composta pelo presidente da ABC Jacob Palis, pelo vice-presidente regional da ABC Norte, Roberto Dall'Agnol, e pelo secretário especial de Estado de Promoção Social do Pará, Alex Bolonha Fiúza de Mello. O reitor da UFPA, professor Carlos Maneschy, também esteve presente.

Orgulho - Na ocasião, Dall'Agnol manifestou sua alegria e seu orgulho em estar diplomando mais três novos membros afiliados na Região Norte. Ele explicou que a categoria foi criada em 2007, com o objetivo de identificar e estimular jovens cientistas de excelência em todos os recantos do País, elegendo-os para Membros Afiliados da ABC por cinco anos não renováveis, a partir do ano seguinte à eleição.

A programação foi dividida em dois momentos, o primeiro contou com reunião de membros afiliados e autoridades convidadas sobre propostas que alavanquem o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação (CT&I) na Região Norte.  Foi discutida a importância de serem destacadas áreas prioritárias para concentrar uma especialização mais forte na Amazônia, embora se deva continuar valorizando todas as áreas do conhecimento. As áreas sugeridas, pela vocação da região, seriam os recursos naturais e a biodiversidade.

Apoio - Destacou-se, ainda, a importância da criação de novas universidades, assim como a Ufopa e a Unifesspa, com o apoio da ABC. Além disso, a ABC manifestou, claro e irrestrito, apoio ao documento elaborado pelo Foprop-Norte, o Fórum de Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa, relativo ao Programa de Atração e Fixação de Doutores na Amazônia (saiba mais aqui). E, por fim, falou-se da possibilidade de articular parcerias em prol do desenvolvimento de CT&I na Amazônia com a Rede Global de Academias de Ciências (IAP) e com a Rede Interamericana de Academias de Ciências (IANAS).

Em um segundo momento, ocorreu a cerimônia de diplomação dos novos membros afiliados e a apresentação de suas respectivas linhas de pesquisa. O físico da UFPA Jordan Del Nero tratou da eletrônica por meio de moléculas. A geneticista Raquel Carvalho Montenegro, da mesma instituição, apresentou sua abordagem acerca do câncer. Finalmente, o físico Waldeci Paraguassu Feio, também da UFPA, proferiu a palestra intitulada "Amorfização induzida por pressão hidrostática em materiais com expansão térmica negativa".

>> Leia a matéria completa no site da ABC.

>> Conheça o perfil dos novos membros afiliados:
• Jordan Del Nero - O encanto pela nanociência
Raquel Montenegro - Possibilidade de dar um alívio a pessoas com câncer