Página inicial » Notícias » Inscrições para Mestrado e Doutorado em Letras abrem no dia 4

Inscrições para Mestrado e Doutorado em Letras abrem no dia 4

O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), abre vagas para o Curso de Mestrado e para a segunda turma do Curso de Doutorado em Letras. As inscrições são tanto para a pós-graduação regular quanto para a pós-graduação no âmbito do Programa de Apoio à Qualificação de Docentes e Técnicos (PADT) para o ingresso nos Cursos de Mestrado e Doutorado Acadêmicos, com Edital exclusivo para docentes e técnicos. As inscrições começam dia 4 de novembro de 2013.

Os interessados em participar terão de se inscrever em uma das quatro linhas de pesquisa, divididas em duas áreas de concentração existentes no PPGL. Na área de Estudos Literários, há as linhas: Literatura, Memórias e Identidades e Literatura: Interpretação, Circulação e Recepção. Já na área de Estudos Linguísticos, as linhas de pesquisa: Análise, Descrição e Documentação das Línguas Naturais e Ensino-Aprendizagem de Línguas e Culturas: Modelos e Ações.

Como participar – Para realizar as inscrições no Mestrado do PPGL, são necessários os seguintes documentos: Formulário de inscrição (em anexo, ou fornecido pela Secretaria do Programa, no qual o candidato deverá indicar o nome de 2 possíveis orientadores por ordem de sua preferência, na linha de pesquisa escolhida; 1 cópia do diploma de curso de Graduação em Letras ou declaração que ateste que o aluno concluiu os créditos e defendeu o Trabalho de Conclusão de Curso; 1 cópia do Histórico escolar do curso de graduação; 1 cópia da Carteira de identidade;1 cópia do CPF; 1 cópia do Título de eleitor, com comprovação de quitação eleitoral;1 cópia do Curriculum Vitae da Plataforma Lattes, devidamente comprovado. Deve ser entregue apenas uma via, sem encadernação, exceto no caso de ser muito extenso; 1 foto 3 x 4 recente; 3 cópias do projeto de pesquisa sem encadernação;1 cópia do documento comprobatório de proficiência de leitura em Alemão, Inglês, Francês ou Espanhol.

As inscrições podem ser feitas no PPGL, localizado atrás do Instituto de Letras e Comunicação (ILC), no Laboratório de Linguagem, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h; via procuração ou via correspondência SEDEX.

Seleção – Os candidatos passarão por duas provas, uma de conhecimentos específicos e outra que é a entrevista, com base no projeto de pesquisa e na análise do currículo da Plataforma Lattes apresentado. A prova dissertativa será sobre temas relativos à área escolhida pelo candidato e haverá, ainda, uma entrevista.

Doutorado – A turma de Doutorado de 2014 será a segunda, desde a aprovação do Doutorado em Letras, pela Capes, em outubro de 2012. As coordenadoras do PPGL, professoras Germana Sales e Marília Ferreira, avaliam que a aprovação do Curso de Doutorado foi uma conquista significativa para o Estado do Pará e para toda a Região Amazônica, pois, até então, quem desejasse realizar o doutoramento deveria se deslocar para outras regiões do País. Ademais, a existência do Doutorado em Letras favorecerá aos docentes da UFPA espalhados nos vários campi do interior e também na capital, que ainda não têm o título. “A formação de doutores na região sanará uma defasagem que temos, em nossa área, em relação às demais regiões do País”, afirma a professora Germana Sales.

Edital para Pós-Graduação em Letras
Inscrições: A partir de 4 de novembro de 2013
Confira os editais: PADT e regular.

Texto: Carlos Fernando Pinheiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução / Google