Página inicial » Notícias » Inscrições para o Ciência sem Fronteiras seguem até 29 de novembro

Inscrições para o Ciência sem Fronteiras seguem até 29 de novembro

As inscrições para bolsas de graduação sanduíche em universidades estrangeiras, no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras (PCsF), seguem até o dia 29 de novembro, conforme previsto no edital do programa. A inscrição de alunos da Universidade Federal do Pará (UFPA) deve ser feita, eletronicamente, na página do Programa CsF, na internet, e presencialmente na Secretaria da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), localizada no 2º andar do prédio da Reitoria, Campus Guamá, em Belém.

O Edital do programa pela UFPA foi lançado conjuntamente pelas Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp); de Ensino de Graduação (Proeg) e de Relações Internacionais (Prointer) e visa pré-selecionar os candidatos da UFPA para a graduação sanduíche, com início a partir de julho de 2014.

Os alunos interessados podem submeter inscrições para os 20 países participantes das chamadas atuais: Estados Unidos, Alemanha, França, Itália, Suécia, Noruega, Irlanda, China, Hungria, Japão, Áustria, Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Reino Unido, Austrália, Finlândia, Nova Zelândia, Bélgica, Holanda e Espanha.

Áreas do conhecimento - Podem se candidatar os alunos das seguintes áreas: Engenharias; Ciências Exatas e da Terra; Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde; Computação e Tecnologias da Informação; Tecnologia Aeroespacial; Farmácia; Produção Agrícola Sustentável; Petróleo, Gás e Carvão Mineral; Energias Renováveis; Tecnologia Mineral; Biotecnologia; Nanotecnologia e Novos Materiais; Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais; Biodiversidade e Bioprospecção; Ciências do Mar; Indústria Criativa; Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva e Formação de Tecnólogos.

Inscrições - As inscrições estão abertas e seguem até o dia 29 de novembro, devendo ser realizadas, obrigatoriamente, em dois momentos: primeiro, o candidato precisa preencher o formulário online correspondente à Chamada Pública de interesse na página do PCsF  e, depois, o candidato deve fazer a inscrição presencialmente na Secretaria da Propesp, entregando o formulário e as cópias dos documentos pessoais descritos no edital da UFPA.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Emmanuel Tourinho, salienta que a inscrição somente será validada com a efetivação das duas etapas. “Candidatos que se inscreverem apenas na página do CsF não poderão ter suas candidaturas validadas pela UFPA, pois não teremos os documentos requeridos para a inscrição na Instituição. Para tirar dúvidas, o candidato deve ler, além da chamada pública da Capes, o edital conjunto Propesp/Proeg/Prointer”.

Procedimentos – A pré-seleção de candidatos pela UFPA será realizada sob a responsabilidade da Propesp, da Prointer e da Proeg, que também são responsáveis por homologar as candidaturas. O PCsF atenderá à demanda aprovada pela UFPA, dependendo de sua disponibilidade orçamentária e da possibilidade de absorção das candidaturas pelas universidades estrangeiras.

O candidato aprovado será beneficiado com bolsa de estudo, pagamento de taxas escolares, seguro saúde, alojamento e alimentação, passagens aéreas ou auxílio deslocamento e auxílio instalação no país de destino.

Programa Ciências sem Fronteiras - O objetivo do PCsF é promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional.

Exame de proficiência - Os candidatos ao Programa Ciência sem Fronteirasdevem fazer o teste de proficiência no idioma do país de destino. Os alunos que vão para países de língua inglesa devem fazer o exame Toefl ITP. A prova Toefl ITPserá aplicada na UFPA pelos Centros Aplicadores no dia 13 de dezembro de 2013 às 9h, no Centro de Eventos Benedito Nunes. Os alunos da UFPA interessados em realizar esse exame deverão estar inscritos em um dos editais abertos e disponíveis na página do CsF. Nesses editais os alunos encontrarão orientação sobre como proceder. Eles, primeiro, terão que concluir seus cadastros no CsF e, a partir do dia 25 de novembro, deverão entrar no site isf.mec.gov.br e acessar o link das inscrições.

A prova de italiano será aplicada em regime de colaboração com as universidades federais. Ela será aplicada em janeiro de 2014 e o sistema de inscrição será o do Instituto Italiano. Os candidatos devem se informar no edital sobre as datas e os locais serão disponibilizados no período de inscrição.

Serviço:
Inscrições abertas para o PCsF
Mais informações sobre o edital e o Programa Ciência sem Fronteiras na UFPA – Diretoria de  Pesquisa - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.  Prédio da Reitoria, 2º Andar.
Telefones: (91) 3201-7953, (91) e (91) 3201-7657.
E-mails: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ; O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Acesse o site da Propesp.

Pró-Reitoria de Relações Internacionais. Prédio da Reitoria, 3o Andar.
Telefones: (91) 3201-7211, (91) 3201-8713 e (91) 3249-4442
E-mails: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Acesse o site da Prointer.

Texto: Beatriz Santos e Juliana Angelim – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução / Google