Página inicial » Notícias » UFPA passará a ofertar vagas para Inglês sem Fronteiras

UFPA passará a ofertar vagas para Inglês sem Fronteiras

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Programa Inglês sem Fronteiras (IsF) do Ministério da Educação (MEC) e da Secretaria de Ensino Superior (SESu), irá ofertar cursos presenciais gratuitos de Língua Inglesa para alunos de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). O curso é destinado para interessados em ingressar no Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), os quais necessitam da aprovação em testes de Proficiência em Inglês, como o Test of English as a Foreing Language (TOEFL) e o TOEFL IBT.

Os cursos serão destinados aos alunos de graduação de cursos elegíveis ao CsF, que atendam ao perfil definido pelo Programa e estejam inscritos no MyEnglish Online (MEO), curso de Inglês online oferecido também gratuitamente pelo governo federal, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC).

O Programa Inglês sem Fronteiras visa incrementar a elegibilidade dos discentes das Instituições Federais de Ensino Superior à mobilidade internacional estudantil, a partir do desenvolvimento da Proficiência em Língua Inglesa. Dessa forma, o programa fica dividido em três ações: O MyEnglish Online (MEO) a todos os alunos da UFPA; a aplicação gratuita do teste de Proficiência TOEFL, para alunos pré-selecionados no Ciência sem Fronteiras e a oferta de aulas presenciais gratuitas pelo Núcleo de Línguas (NucLi) aos alunos da área de cursos elegíveis do CsF.

Importância - A UFPA é a única representante do Pará entre as 45 universidades inscritas para o programa. A coordenadora geral do Inglês sem Fronteiras da Universidade, professora Leila Assef, relata que houve um trabalho intenso para tornar possível a integração da instituição ao IsF, mas a importância fez com que o trabalho valesse a pena. “A importância do programa é muito grande, porque é um dos fortes aliados da UFPA necessários para alcançar a Proficiência em Língua Inglesa entre os alunos”, explica a professora.

A coordenadora conta, ainda, que os professores responsáveis por ministrar as aulas serão alunos graduandos do curso de Letras da UFPA, beneficiando, também, a formação desses futuros professores de Inglês. Para estarem aptos a dar aula, os futuros professores tiveram que passar por uma prova do TOEFL e somente aqueles que conseguirem a classificação nos níveis B2 e C1 passarão a integrar o quadro de bolsistas no Núcleo.

Aulas – As aulas presenciais serão realizadas ao longo da semana, em horários alternativos, totalizando quatro horas de aulas presenciais por semana. Além disso, os alunos poderão ter acesso a três horas semanais de acompanhamento presencial das atividades desenvolvidas no MEO (My English On line). Nesta edição, serão ofertadas 360 vagas semestrais, com carga horária que pode variar entre 30 e 60 horas. Mas a professora Leila Assef alerta que, caso o aluno passe mais de 15 dias sem acessar a plataforma do MEO, ele será desligado automaticamente do curso. As inscrições estão previstas para serem abertas nos próximos meses.

IsF – Lançado em 2012, o Programa Inglês sem Fronteiras foi elaborado a partir da necessidade de se aprimorar a Proficiência em Língua Inglesa dos estudantes universitários brasileiros, com o objetivo de proporcionar-lhes oportunidades de acesso a universidades de países estrangeiros, por meio do Programa Ciência sem Fronteiras. Além disso, é uma maneira de incentivar o aprendizado do idioma inglês e propiciar uma mudança abrangente e estruturante no ensino de idiomas estrangeiros nas universidades do País.

Mais informações na página oficial do programa.

Texto: Fábia Sepêda – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução