Ir direto para menu de acessibilidade.

languages

GTranslate

ptenfres

Opções de acessibilidade

Página inicial » Notícias » Fórum de Pós-Graduação da UFPA discute políticas para a pesquisa
Início do conteúdo da página

Fórum de Pós-Graduação da UFPA discute políticas para a pesquisa

O Fórum de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA) reuniu-se, na tarde desta sexta-feira, 22, para discutir as políticas para o setor. Entre as principais pautas da reunião, estavam a reformulação do Programa Prodoutoral, o edital do Programa de Apoio à Qualificação de Servidores Docentes e Técnico-Administrativos (Padt), os resultados de Editais Capes e Fapespa para bolsas de Mestrado, Doutorado e Iniciação Científica e as ações da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) previstas para o ano de 2014.

Compareceram à reunião coordenadores dos cursos de Mestrado e Doutorado, dirigentes das unidades da UFPA e a equipe gestora da Propesp. Na ocasião, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Emmanuel Tourinho, informou a reabertura do Programa de Formação Doutoral Docente (Prodoutoral), programa de apoio à qualificação de docentes das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). O pró-reitor esclareceu as mudanças ocorridas neste programa, definidas a partir de sugestões do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação. Os docentes poderão ter bolsa por um período contínuo de 36 meses e, em caráter excepcional, realizar o curso na própria instituição de origem, desde que em campus diferente do daquele de sua lotação.

Para o programa PADT foram informadas as mudanças introduzidas com vistas à qualificação de servidores técnicos e docentes lotados nos campi do interior. Poderão ser abertas turmas especiais para esses servidores, com a oferta de disciplinas em regime concentrado, no próprio campus de lotação dos servidores.

Foram levantadas, ainda, discussões a respeito da seleção de bolsistas do Programa de Alianças para a Educação e Capacitação (PAEC OEA/GCUB), o preenchimento de bolsas do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD), cadastramento de discentes, Programas Inglês sem Fronteiras e My Englash Online, além dos prazos do Programa de Cooperação Acadêmica (Procad) da CAPES.

Pós-Graduação em números – Com 29 cursos de doutorado, a UFPA titulou, em 2012, 170 novos doutores. Atualmente, a Instituição conta também com 57 cursos de mestrado, que titularam 812 mestres em 2012.

Texto: Beatriz Santos/ Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre Moraes

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página