Página inicial » Notícias » Curso de Doutorado em Letras é aprovado pela Capes

Curso de Doutorado em Letras é aprovado pela Capes

A UFPA oferecerá, a partir de 2013, o curso de Doutorado em Letras. O Programa “Estudos Linguísticos e Estudos Literários” foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na última reunião de seu Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) e será o primeiro curso de doutorado do Instituto de Letras da Universidade Federal do Pará (ILC/UFPA). A divulgação do resultado da apreciação do curso foi feita na última terça-feira, 30.

Continuidade - “A aprovação do Doutorado confirma o amadurecimento científico do grupo que vem oferecendo o Mestrado em Letras e Linguística, desde 1987. Com o Doutorado, os egressos do mestrado terão a oportunidade de dar continuidade à sua formação em pesquisa e os docentes do curso terão novas oportunidades de crescimento científico e de intercâmbio com outros centros de pesquisa”, afirma o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA, professor Emmanuel Tourinho.

O curso de Doutorado tem previsão inicial de quinze vagas anuais. Os alunos serão orientados por um corpo docente constituído por treze docentes permanentes. O edital para a seleção da primeira turma está previsto para até março de 2013. O curso está organizado em duas áreas de concentração: Estudos Linguísticos e Estudos Literários, com as seguintes linhas de pesquisa Análise, descrição e documentação das línguas naturais; Ensino e Aprendizagem de Línguas e Culturas: modelos e ações; Literatura: interpretação, circulação e recepção e Literatura, memórias e identidades, respectivamente.

Da Amazônia para o mundo – “A Universidade Federal do Pará tem um potencial e um perfil peculiar: possui um compromisso com a região em que se insere, com a formação de pesquisadores que atuem nas linhas de pesquisa que existem na região. Acredito que as pesquisas que realizamos na Amazônia, com assuntos de cunho regional podem ter visibilidade no Brasil e no mundo, com a disseminação de conhecimento produzido aqui”, afirma a coordenadora do PPGL/UFPA, Marília Ferreira.

A vice-coordenadora do PPGL/UFPA, Germana Sales, completa: “O Programa de Doutorado aumenta a possibilidade de intercâmbios nacionais e internacionais. Será um retorno, também, em médio prazo, para a divulgação dos trabalhos desenvolvidos no PPGL.”

Fortalecimento da formação em Letras – A professora Marilia acredita que o Programa vem também para melhorar a comunicação com programas de outras Instituições de Ensino Superior na Amazônia, possibilitando uma maior integração e o fortalecimento dos Programas de Pós-Graduação em Letras, na região.

O Programa de Mestrado em Letras já existe há 25 anos. O nível de doutorado surgiu da necessidade de suprir uma lacuna na formação de pessoal para atuação na realidade amazônica nessa área. Até o ano passado, foram contabilizados 350 egressos formados no Mestrado em Letras. A expectativa se concentra em atender essa demanda, inclusive mestres que atuam na carreira da docência universitária, espalhados pelos diversos campi da UFPA. “Há um contingente, uma demanda imensa de profissionais que precisavam fazer a etapa da formação do doutorado e, muitas vezes, é complicado sair da região, e não são todos que conseguem articular essa saída de uma forma tranquila”, explica Marília Freitas.

Apoio institucional - A professora Germana reforça a importância do apoio da Administração Superior, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp/UFPA), na figura do pró-reitor de Pesquisa, Emmanuel Zagury Tourinho; do diretor de Pós-Graduação, à época da elaboração da proposta, Pedro Walfir, e da atual diretora de Pós-Graduação, Iracilda Sampaio. A professora ressalta, ainda, o incentivo da Capes, cuja Coordenação de área, representada por Dermeval da Hora e Sandra Goulart, muito encorajara a realização do Projeto. “É uma proposta ousada do PPGL/UFPA, que visa ao crescimento institucional e acadêmico. Foi uma conquista resultante do trabalho da coordenação, do investimento do corpo docente, e do apoio institucional da UFPA e da Capes”, comenta.

Texto: Vitor Barros – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução / Google