Ir direto para menu de acessibilidade.

languages

GTranslate

ptenfres

Opções de acessibilidade

Página inicial » Notícias » Curso de Especialização em Conforto Ambiental e Eficiência Energética inicia atividades
Início do conteúdo da página

Curso de Especialização em Conforto Ambiental e Eficiência Energética inicia atividades

Conforto ambiental aliado à eficiência enérgica é uma discussão atual na construção de edificações sustentáveis. Aproveitar corretamente o sol, utilizar técnicas adequadas de projeto e materiais para resfriamento apropriado de ambientes podem gerar economias substanciais de energia e maior conforto ambiental, sem descuidar do aspecto de design diferenciado. Pensando nesses aspectos, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Federal do Pará (UFPA) está promovendo o primeiro curso de Especialização em Conforto Ambiental e Eficiência Energética, cuja turma, com 29 alunos, iniciou oficialmente na última sexta-feira, 26, e  terá a duração de um ano.

Coordenado pela professora Elcione Moraes, o curso tem como objetivo principal capacitar o profissional arquiteto e de áreas afins com habilidade específica nesta área, assegurando a formação de profissionais especialistas que tenham em vista o equilíbrio ecológico e o desenvolvimento sustentável do ambiente natural e construído. 

O corpo docente do curso é formado por professores da UFPA (Faculdades de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Faculdade de História); da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR); da Universidade de São Paulo (USP); da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade da Amazônia (UNAMA).

O curso também pretende especializar e qualificar os arquitetos que futuramente pretendem ingressar na quarta turma do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) da UFPA, em 2013, que possui como uma de suas linhas de pesquisa o Conforto Ambiental. A próxima turma para a Especialização será formada a partir de setembro de 2013 e a seleção deve acontecer três meses antes.

Segundo a coordenadora, os especialistas, ao fim do curso, deverão estar aptos a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidades, com relação à concepção, organização e construção do espaço exterior e interior em concordância com o conforto ambiental e energético. 

Importância da formação na área - As edificações seguem uma tendência da atualidade, e o curso pretende dar oportunidade ao profissional local de se atualizar, especializar, ampliar a empregabilidade, estender seus contatos profissionais e aprimorar os conhecimentos específicos sobre conforto ambiental e eficiência energética adquiridos na graduação.

A professora comenta a importância do curso: “o uso racional de materiais e/ou sistemas construtivos eficientes fornece uma visão integrada da eficiência energética e da integração de energias renováveis numa perspectiva eminentemente prática”. De acordo com a professora Elcione, o conforto térmico das pessoas, por exemplo, tem enorme influência em sua saúde e em seu rendimento.

Pesquisa na UFPA - No campo específico do conforto ambiental, a FAU possui, desde novembro de 201, a Pesquisa "Condicionantes ambientais urbanas em clima tropical quente-úmido na Amazônia expressos em indicadores microclimáticos e acústicos na cidade de Belém, Pará". O Projeto se baseia numa proposta multidisciplinar que reúne pesquisadores das áreas de Urbanismo, Meteorologia da Embrapa, Conforto Ambiental, Acústica e Vibração. O objetivo da pesquisa é desenvolver instrumentos de análise e diagnóstico ambiental, voltados para a qualidade acústica e termohigrométrica (condições físicas ambientais de temperatura, umidade e ventilação) do espaço construído, na escala do microclima urbano em Belém.

Para mais informações sobre o curso, acesse o blog ou envie e-mails para: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Texto: Vitor Barros – Assessoria de Comunicação da UFPA

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página