Ir direto para menu de acessibilidade.

languages

GTranslate

ptenfres

Opções de acessibilidade

Página inicial » Notícias » Estudantes ainda podem se inscrever no Prêmio Jovem Cientista, voltado ao esporte
Início do conteúdo da página

Estudantes ainda podem se inscrever no Prêmio Jovem Cientista, voltado ao esporte

Continuam abertas as inscrições ao Prêmio Jovem Cientista, iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que, em 2012, visa contemplar projetos e trabalhos científicos de estudantes universitários e do ensino médio, sobre o tema “Inovação Tecnológica nos Esportes”. As inscrições no concurso foram prorrogadas até o dia 21 de setembro, por conta da greve das universidades e dos institutos federais de educação.

O Prêmio Jovem Cientista 2012 surge com a proposta de buscar, entre estudantes e pesquisadores das universidades brasileiras, projetos que incluam tecnologia a ser utilizada não só em prol de um melhor desempenho de atletas, mas também que envolvam, por exemplo, omarketing esportivo, a prática esportiva dos chamados “atletas de fim de semana”, entre outras propostas.

Categorias - Para as categorias “Graduado” e “Estudante do Ensino Superior”, o trabalho a ser enviado deverá abordar uma das seguintes linhas de pesquisa: Gestão esportiva empreendedora e inovadora; Gestão e desenvolvimento de ferramentas em marketing do esporte; Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas ao Esporte, tais como tecnologias de jogos digitais, internet, softwares, comunicação digital multiuso de alta velocidade etc.; Gestão de instalações e equipamentos esportivos e desenvolvimento de ferramentas essenciais para a sustentabilidade dos espaços esportivos; Materiais sustentáveis, eficientes e duráveis para a infraestrutura e edificações esportivas; Tecnologias têxteis com a geração de “tecidos inteligentes” aplicados aos esportes; Produtos inovadores em tecnologia e design de vestuários esportivos; Inovações em nutrição de atletas e desportistas, tais como novos métodos de avaliação física e a manipulação dietética para obter maior rendimento; inovações em relação a suplementos nutricionais; Recursos tecnológicos para diagnóstico, tratamento e reabilitação de lesões esportivas em atletas de alto desempenho; Relações dos megaeventos esportivos com a educação, o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.

Para a categoria “Estudante do Ensino Médio”, deverá ser abordado apenas um dos cinco temas apresentados: Educação e Cidadania para os esportes; Cuidados com a saúde e nutrição nos esportes; Aplicação e desenvolvimento de materiais esportivos; Gestão e instalação de infraestruturas esportivas e Tecnologia da Informação para os esportes.

No mundo esportivo - “Considero que esta é mais uma grande oportunidade de inserção do jovem universitário no mundo esportivo. Além de ter um aspecto bastante positivo em favor da vida saudável e do desenvolvimento psíquico e social das pessoas envolvidas, o esporte é um componente que deve estar presente na vida das pessoas, sejam elas jovens ou não”, afirma a pró-reitora de Ensino de Graduação (Proeg) da Universidade Federal do Pará (UFPA), Marlene Freitas, que apoia a iniciativa do Prêmio.

A pró-reitora também afirma que a tecnologia, em prol do esporte, permite mais oportunidade de inovação, de desenvolvimento e de aprimoramento, seja na gestão esportiva, seja no desempenho de atletas, seja na criação de mecanismos de inclusão social. “Espero muito que professores e alunos daqui, da UFPA, que tenham pesquisas na área, inscrevam seus trabalhos e, assim, possam contribuir para o desenvolvimento tecnológico do esporte brasileiro”.

Inscrições - As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de setembro, pelo sitewww.jovemcientista.cnpq.br, obedecendo às seguintes categorias: “Graduado” e “Estudante do Ensino Superior” e “Estudante de Ensino Médio”. Alunos desta última opção também podem mandar seus projetos para o endereço: Fundação Roberto Marinho, Rua Santa Alexandrina, 336, 1º andar, bairro do Rio Comprido, Rio de Janeiro - RJ. CEP 20261-232.

A premiação perfaz um total de R$ 600 mil em bolsas de estudos concedidas pelo CNPq, visitas técnicas a laboratórios de pesquisa, quantia em dinheiro aos ganhadores e suas respectivas instituições, macbooks, participação na reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e publicação das pesquisas em livro próprio.

Mais informações, aqui.

Texto: Helder Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre Moraes

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página