Página inicial » Notícias » Propesp realiza treinamento para o Portal de Periódicos da Capes

Propesp realiza treinamento para o Portal de Periódicos da Capes

Familiarizar os usuários com as novas ferramentas do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é o objetivo do treinamento que será realizado de 26 a 28 de junho na Universidade Federal do Pará (UFPA). A abertura e o primeiro dia do curso serão no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), das 8h às 18h. A programação segue nos demais dias, no auditório do Instituto de Ciência Jurídicas (ICJ), no mesmo horário. A organização é da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação (Proeg) e a Biblioteca Central.

Professores, estudantes de graduação e pós-graduação, servidores da UFPA e de outras instituições de ensino superior podem participar. A inscrição pode ser feita pela página do Portal de Periódicos e os participantes inscritos receberão certificado, explica o titular da Propesp, professor doutor Emmanuel Zagury Tourinho. “O curso é aberto a todos os interessados, porque nosso objetivo é fazer com que mais pessoas conheçam a base de dados do Portal de Periódicos, que disponibiliza novas funcionalidades”. Entre elas, professor Tourinho destaca a possibilidade de acessar o Portal de casa ou de outros ambientes – daí a importância do cadastro no Portal.

Passo a passo e atualização – No Portal de Periódicos da Capes, há o campo “Meu espaço”, localizado no topo da página. Lá, o usuário deverá preencher as informações solicitadas. Após receber o e-mail de confirmação de cadastro e ativar a conta, será possível inscrever-se no treinamento. Basta entrar no Portal novamente, logar-se, entrar na seção “Treinamento”, escolher o curso desejado e clicar na opção “solicitar inscrição.”

Representantes da Capes, de editoras, de sociedades científicas e das empresas que gerenciam as bases de dados do Portal serão os ministrantes. Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, o curso é interessante, mesmo para quem já participou de treinamentos anteriores. “A atualização é importante porque há novas ferramentas no Portal. Nossa ideia é que todos os alunos de graduação e pós-graduação passem pelo treinamento para que tenham acesso pleno a um acervo científico atualizado”, disse.

Internacionalização – O Portal de Periódicos da Capes contém mais de 30 mil revistas científicas nacionais e internacionais, bem como, aproximadamente, 150 bases de dados temáticas. Para o professor Tourinho, ter acesso a essas obras, de qualquer ambiente, reflete na qualidade da pesquisa na Região Amazônica.

“É como se a Capes desse de presente mais de 30 mil revistas para pesquisadores e alunos levarem para casa. Antes do Portal, o acesso às obras era difícil porque precisávamos nos deslocar de Belém e, mesmo nas melhores bibliotecas do País, o acervo era limitado e desatualizado”, disse. “Agora, o Brasil e a Amazônia estão em sintonia com o conhecimento mais atual produzido no mundo inteiro em cada área.”

A pró-reitora de Ensino de Graduação, professora Marlene Freitas, salienta a importância do treinamento para a formação dos discentes para a pesquisa. "A preparação para o uso do Portal constitui uma estratégia eficiente para que o aluno conquiste sua autonomia como pesquisador."

Com o uso, cada vez maior, do Portal de Periódicos da Capes, Emmanuel Tourinho espera que os grupos de pesquisa da UFPA e região alcancem maior integração à comunidade científica internacional. “Também esperamos estimular os alunos para o uso frequente do Portal, pois isso poderá fazer a diferença em sua experiência acadêmica e formação científica”, ressaltou o professor Tourinho.

Confira a programação completa aqui.

Serviço:
Treinamento para uso do Portal de Periódicos da Capes
Data: 26 a 28 de junho
Horário: Das 8h às 18h
Local: Centro de Eventos Benedito Nunes e Auditório do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ). Entrada gratuita
Certificado para inscritos

Texto: Thaís Braga – Assessoria de Comunicação da UFPA