Página inicial » Notícias » Curso de Redação Científica atrai grande público na UFPA

Curso de Redação Científica atrai grande público na UFPA

O Centro de Eventos Benedito Nunes, da Universidade Federal do Pará (UFPA), sediou a abertura do curso Método Lógico para Redação Científica Internacional, ministrado por Gilson Volpato, professor doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Gilson estuda o assunto há mais de duas décadas e está em Belém, pela primeira vez, para ministrar o curso a mais de 1.300 inscritos.

Alunos e professores de vários cursos de graduação e pós-graduação da UFPA lotaram o Centro de Eventos, na manhã desta quinta, 24, para acompanhar o primeiro dia de programação, que se encerra nesta sexta-fera, 25. Na abertura do curso, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), professor Emmanuel Tourinho, representando o reitor Carlos Maneschy, exaltou o esforço da Instituição em internacionalizar sua produção acadêmica, por meio de iniciativas como esta.

“Este curso é mais uma atividade, dentro da política de desenvolvimento científico da UFPA, que envolve também financiamento a publicações em revistas estrangeiras e treinamentos para o uso do Portal Periódicos Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior)”, afirma o pró-reitor da Propesp, organizadora do evento.

Interesse do público – Mesmo superando a estimativa inicial de 1.000 participantes, muitos não conseguiram se inscrever, devido ao término das vagas, rapidamente. Fato que reflete o interesse da comunidade acadêmica por um tema presente em todos os níveis da graduação, o qual precisa ser melhor entendido. Na opinião de Gilson Volpato, a saída para as universidades brasileiras é dar diretrizes para o desenvolvimento de pesquisa de qualidade. “Instituição que não investe nisso não anda.”

O palestrante, autor de oito livros sobre Redação Científica, destacou a percepção da UFPA em abrir espaços para a discussão e o aprendizado no campo da ciência e indicou o planejamento e a estrutura como elementos fundamentais para a construção de um bom texto científico. “Segundo o Método Lógico que desenvolvi, se você conhece a Filosofia da Ciência, você sabe escrever. Tudo é uma questão de trabalhar conceitos. Um erro textual é sempre um erro de pensamento. Logo, uma falha conceitual. É aí que precisamos mudar”, diz Gilson.

Repercussão – Dentro do auditório, um público jovem, em sua maior parte, acompanhou as dicas de Volpato com atenção, para mudar suas percepções sobre a redação científica, elevando os artigos locais a padrões internacionais. Para Weverton Raiol, que cursa o 5º semestre de Publicidade e Propaganda da UFPA, este curso ampliará suas bases teóricas para argumentação e construção de conhecimento específico.

Weverton também acredita que a iniciativa da Universidade, trazer o curso  Método Lógico para seus alunos, é fundamental para a formação de pesquisadores competentes, que produzam conteúdo de qualidade na Instituição. “O curso será importante, pois aprenderemos dicas básicas e cruciais para nossa escrita científica, para que possamos refletir sobre publicações internacionais, avaliação e reconhecimento”, finaliza o estudante.

Texto: Gustavo Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Karol Khaled