Ir direto para menu de acessibilidade.

languages

GTranslate

ptenfres

Opções de acessibilidade

Página inicial » Notícias » Recém-doutores já podem submeter propostas ao Edital Prodoutor
Início do conteúdo da página

Recém-doutores já podem submeter propostas ao Edital Prodoutor

 

Um total de 100 pesquisadores da Universidade Federal do Pará receberão um “enxoval básico” para estruturar suas pesquisas e desenvolver projetos de investigação acadêmica. Esse é o objetivo do Edital Prodoutor, lançado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA (Propesp), o qual já se encontra aberto para submissão de propostas. Para acessar o Edital, clique aqui.

O Edital visa atender tanto os recém-doutores contemplados pelo Programa de Apoio ao Recém-Doutor (PARD), quanto os doutores recém-contratados, contemplados pelo Programa de Apoio ao Doutor Recém-Contratado (PARC). A submissão de propostas deve ser realizada até o dia 4 de junho. Estas serão analisadas até o dia 19 de junho e o resultado está previsto para o dia 20 de junho.

Itens de infraestrutura - Os contemplados por esse Edital receberão uma bolsa de iniciação científica para a contratação de um bolsista pelo prazo de dois anos. Além disso, poderão optar por receber itens de infraestrutura – como computadores, notebooks, projetor multimídia, entre outros –ou um equipamento e uma quantia de R$ 3 mil para custeio de material de uso de laboratório.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA, professor Emmanuel Tourinho, a meta é atender 100 propostas, sendo 50 para pesquisadores contemplados pelo PARD e 50 para pesquisadores contemplados pelo PARC. Para ter sua proposta aceita, o pesquisador necessita informar as atividades de pesquisa a serem desenvolvidas no período, apresentar um plano de trabalho para o bolsista e integrar um grupo de pesquisa cadastrado na PlataformaLattes do CNPq.

“Este Edital faz parte de uma política mais ampla da UFPA, voltada à formação de novos grupos e à consolidação de grupos de pesquisa já em funcionamento, com impacto na qualidade dos programas de mestrado e doutorado ofertados na Instituição”, sintetiza Tourinho. O pró-reitor destaca que o Prodoutor complementa outras ações realizadas pela Propesp com o mesmo objetivo, como os editais já lançados de apoio à publicação científica, à participação em eventos, à cooperação internacional e à organização de eventos.

Interiorização - Atualmente, a UFPA possui cerca de 400 grupos de pesquisa em atuação, abrangendo todas as áreas do conhecimento. A ideia é que o Prodoutor também possa beneficiar pesquisadores e grupos de pesquisa em atividade nos campi do interior, favorecendo também a interiorização da pesquisa e da pós-graduação no Estado. No ano de 2011, o Prodoutor ofertou 50 concessões e quase metade delas foi destinada a professores dos campido interior.

O Edital Prodoutor, entre outros mencionados, está disponível na página da Propesp. Clique aqui.

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre Moraes

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página