Página inicial » Notícias » Mestrado Profissional de Engenharia de Processos de Transformação é aprovado pela Capes

pesq

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou o curso de Mestrado Profissional em Engenharia de Processos de Transformação. Este curso é ofertado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Naturais da Amazônia (Proderna), do Instituto de Tecnologia (ITEC) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Coordenado pelo professor João Nazareno Nonato Quaresma, o curso possui o objetivo de atualizar e capacitar profissionais das indústrias da região amazônica, ofertando turmas de acordo com a demanda que surgir, seja pelas empresas mineradoras distribuídas, principalmente, no Estado do Pará ou nas capitais dos outros Estados da região, em colaboração com instituições locais. O Mestrado prevê a sua implantação para o segundo semestre de 2012 e possui duas linhas de pesquisa: Processos Industriais; Controle e Automação de Processos, cada uma possuindo, aproximadamente, cerca de 15 a 20 alunos.

"O curso de Mestrado Profissional em Engenharia de Processos de Transformação encaixa-se perfeitamente num mercado de rápida evolução tecnológica, procurando atender aos profissionais da indústria que sintam a necessidade de um embasamento teórico em sua área de interesse, bem como de uma atualização em aspectos tecnológicos. Desta forma, espera-se poder contribuir para a consolidação de um modelo de desenvolvimento regional e de formação de recursos humanos, compatível com as expectativas, as demandas e as capacidades locais.", afirma o professor Quaresma.

Público-alvo – Segundo o coordenador, o curso de Mestrado tem como público-alvo os engenheiros egressos das Engenharias Elétrica, de Automação, da Computação, Mecânica, Química e Civil ou de outras que desejam obter habilitação para atuar nessa área.

O programa – O Proderna " propõe-se a oferecer um curso de educação continuada, em nível de Mestrado Profissional, enfatizando as novas tecnologias na área de Engenharia de Processos de Transformação, objetivando atualizar e capacitar profissionais das indústrias da região os quais não podem se dedicar exclusivamente aos seus cursos regulares de pós-graduação stricto sensu.", diz o professor Quaresma.