Página inicial » Coordenadoria de Pós-Graduação Lato Sensu » PROPESP » Notícias em Destaque » Seminário sobre pesquisa interdisciplinar

Seminário sobre pesquisa interdisciplinar

Nos dias 24 e 25 de março, a Pró-Reitoria e Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) promove o Seminário Pesquisa Interdisciplinar na UFPA. O objetivo é debater experiências institucionais e concepções contemporâneas da pesquisa acadêmica interdisciplinar. O evento será realizado no auditório do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCi). Podem participar os membros das equipes dos projetos que concorreram no edital do PE-Interdisciplinar e demais docentes, discentes e técnicos da UFPA, interessados em pesquisa interdisciplinar, até o limite da capacidade do auditório. As inscrições podem ser solicitadas por meio de mensagem para os endereços O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. eO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

No evento, serão apresentados e discutidos os seis projetos aprovados em 2014, no primeiro edital do Programa Especial de Apoio a Projetos de Pesquisa – Ação Interdisciplinar (PE-Interdisciplinar), da Propesp. A apreciação de cada projeto dará ênfase aos componentes teóricos e metodológicos envolvidos, do ponto de vista de sua relação com enfoques interdisciplinares.

Convidado - Participará do seminário, como pesquisador convidado, o professor Arlindo Phillipi Jr, da Universidade de São Paulo, ex-coordenador da área Interdisciplinar na Capes. Na manhã do dia 25, o professor Arlindo proferirá palestra sobre o tema do evento, antecedendo a discussão final do conjunto dos projetos apresentados.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA, professor Emmanuel Tourinho, o evento será uma oportunidade para discutir a investigação de problemas de alta complexidade e  requerem abordagens inovadoras, que transcendem as fronteiras disciplinares. “Os projetos a serem apresentados serão apenas uma motivação para uma discussão mais abrangente, voltada aos desafios contemporâneos das ciências na busca de soluções para os grandes problemas das sociedades”, afirma o pró-reitor.

Projetos apoiados -  O edital da Propesp no PE-Interdisciplinar apoia os seguintes projetos: Museu e Patrimônio: Musealização no Centro Histórico de Belém do Pará (coordenado pela professora Carmen Lucia Souza da Silva); Efeitos do Empreendimento Hidrelétrico de Belo Monte nos Serviços Urbanos e Regionais em Altamira-Pará (coordenado pelo professor José Antonio Herrera); Blooms de Organismos Nocivos no Litoral Paraense: Padrões, Previsibilidade e Sustentabilidade (coordenado pelos professores José Eduardo Martinelli Filho e Alexandre Casseb); Análise Fiscal, Desenvolvimento Regional e Politicas Publicas (coordenado pelo professor José Raimundo Barreto Trindade); Desenvolvimento de um Sistema de Tratamento de Água para Comunidades Ribeirinhas da Região Amazônica Utilizando Membranas de Micro e Ultrafiltração com Eletrificação Autônoma atráves de Sistemas Fotovoltaicos (coordenado pelo professor Kleber Bittencourt Oliveira) e Empoderamento, Ethos Local e Recursos Naturais: A Cartografia Social como Estratégia para Elaboração de Planos de Ação em Resex`s Marinhas do Salgado Paraense (coordenado pela professora  Voyner Ravena).

A programação do evento pode ser conferida aqui.

Serviço:
Seminário Pesquisa Interdisciplinar na UFPA
Data: 24 e 25 de março de 2015
Local: Auditório do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCi).
As inscrições podem ser solicitadas por meio de mensagem para os endereços O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Texto: Divulgação / Propesp
Foto: Alexandre Moraes