Página inicial » Competências da Diretoria » PROPESP » Jovens Talentos para Ciência » Programa Jovens Talentos para a Ciência prorroga inscrições

Programa Jovens Talentos para a Ciência prorroga inscrições

Foram prorrogadas, até o dia 3 de abril, as inscrições para o Programa Jovens Talentos para a Ciência, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A iniciativa é destinada a estudantes de graduação de todas as áreas do conhecimento e tem o objetivo de inserir, logo cedo, os estudantes no meio científico. Os estudantes recém-ingressos em universidades federais e institutos federais de educação serão inscritos pela instituição de ensino superior, por meio de formulário eletrônico.

Da mesma forma que, na primeira edição do programa, as instituições indicarão representantes responsáveis por nomear coordenadores em cada curso de graduação, os quais operacionalizam as inscrições dos estudantes. Também poderão participar do processo de seleção os alunos ingressantes no 2º semestre de 2012.

Seleção - Os bolsistas deverão ser selecionados com base em uma prova de conhecimentos gerais - com uma pontuação mínima de 60 pontos - a ser aplicada no dia 5 de maio. Os selecionados receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 400,00, pelo período de 12 meses. Na UFPA, por decisão da Capes, poderão concorrer às bolsas os discentes do Campus de Belém e de mais dois campi do interior, definidos como Cametá e Castanhal, em razão de serem os campi com maior número de inscritos.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Emmanuel Tourinho, o programa “representa uma oportunidade de formação complementar para o aluno que acabou de ingressar na Universidade, pois ele é inserido no ambiente de pesquisa desde o início do curso. Desse modo, esses alunos serão preparados de um modo mais intenso para atividades científicas. No futuro, eles poderão fazer a iniciação científica e inscrever-se para o Programa Ciência sem Fronteiras”, explica o pró-reitor.

Inscrições – Os cursos de graduação devem indicar um representante responsável, até o dia 3 de abril, que deverá inserir no sistema eletrônico do programa os dados dos alunos candidatos a uma bolsa. O resultado será divulgado no dia 5 de julho de 2013.

Para mais informações, entrar em contato com a Diretoria de Pesquisa da Propesp pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.">O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..