Página inicial » Notícias » Pós-Graduação da UFPA receberá 2,3 milhões da Capes

Pós-Graduação da UFPA receberá 2,3 milhões da Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou o resultado das propostas submetidas pelas universidades públicas brasileiras ao Programa Pró-Equipamentos, o qual visa à melhoria das estruturas de pesquisa científica e tecnológica dos programas de pós-graduação stricto sensu. A Universidade Federal do Pará (UFPA) foi contemplada com mais de R$ 2,3 milhões em recursos financeiros, destinados à compra de equipamentos de ponta para as atividades de pesquisa. Para o reitor da UFPA, professor Carlos Maneschy, “o apoio da Capes é, hoje, fundamental para o fortalecimento da pós-graduação na UFPA. A aprovação integral da proposta apresentada pela Instituição revela o crescimento científico dos programas e seu potencial para novas realizações.”

O Edital do Pró-Equipamentos é anual. Em 2012, foram aprovadas as propostas de 112 instituições públicas de ensino superior que possuem programas de pós-graduação recomendados pela Capes. O valor global que será aplicado no âmbito do Edital é de até R$ 107 milhões. Quanto mais cursos de pós-graduação a IES possuir, maior o montante de recursos a ser solicitado, desde que a proposta responda aos critérios estabelecidos no Edital, por exemplo, demonstrar o impacto desses equipamentos na consolidação e na expansão de linhas de pesquisa e ter caráter multiusuário, ou seja, a estrutura de pesquisa montada poder ser usada por diferentes cursos de pós-graduação.

Atualmente, a UFPA oferece 82 cursos de pós-graduação stricto sensu, entre mestrado profissional, mestrado acadêmico e doutorado. Para o pró-reitor Emmanuel Tourinho, a aquisição desses equipamentos vai possibilitar a mudança de patamar da pesquisa científica já realizada pela Instituição. “Esse apoio da Capes tem permitido tanto a atualização da infraestrutura de pesquisa quanto a abertura de novas oportunidades de investigação nos programas de pós-graduação. É uma contribuição excepcional à expansão e qualificação do trabalho desenvolvido por docentes e discentes nos cursos”, afirma.

Os programas de pós-graduação da UFPA que serão atendidos pelo Edital são os de Arquitetura, Biologia Ambiental, Biologia dos Agentes Infecciosos e Parasitários, Biotecnologia, Ciência Animal, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Ciências Ambientais, Ciências Farmacêuticas, Doenças Tropicais, Engenharia Civil, Engenharia de Recursos Naturais da Amazônia, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Física, Genética e Biologia Molecular, Geologia e Geoquímica, História, Neurociências e Biologia Celular, Odontologia, Oncologia, Química, Saúde Animal na Amazônia e Zoologia.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes