Página inicial » Notícias » UFPA realiza Aula Inaugural do curso de doutorado em Inovação Farmacêutica

UFPA realiza Aula Inaugural do curso de doutorado em Inovação Farmacêutica

A Universidade Federal do Pará realizou nesta segunda-feira, 20, a Aula Inaugural do primeiro curso de doutorado na área de Ciências Farmacêuticas da Região Amazônica. O Programa de Pós-Graduação em Inovação Farmacêutica (PPGIF) é resultado de uma associação formada entre a UFPA, a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e a Universidade Federal de Goiás (UFG). A aula teve como tema “A pós-graduação da UFPA e o desenvolvimento da Amazônia”, ministrada pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Emmanuel Tourinho, no auditório do Centro de Capacitação (Capacit), no Campus de Belém.

Na UFPA, a turma de doutorado do PPGIF é formada por oito alunos, sete do curso de Farmácia e um de Odontologia. Eles terão aulas presenciais e por videoconferência, ministradas, também, por professores das instituições parceiras. Os alunos poderão, ainda, complementar as disciplinas metodológicas em uma das universidades que compõem a associação. “Um dos objetivos dessa articulação em rede é, justamente, a formação de recursos humanos qualificados para o desenvolvimento e a inovação na região, utilizando recursos da biodiversidade, não só da Amazônia como também da região do Cerrado, já que temos a UFG integrando a rede”, destacou o coordenador do Programa de Pós-Graduação, José Otávio Carréra.

Empenho - “Essa conquista é fruto do empenho de professores e da parceria imprescindível da administração superior da Universidade. Temos avançado muito justamente por fazermos um trabalho coletivo. Tenho certeza que conseguiremos qualificar e, consequentemente, manter os nossos profissionais aqui, na região”, declarou a diretora do ICS, Eliete Cunha.

Rede – Para o pró-reitor Emmanuel Tourinho, a oferta do curso de doutorado contribuirá para elevar o patamar da pesquisa em ciências farmacêuticas na Amazônia, aproveitando que estamos em uma região rica em recursos naturais. A formação de uma rede com as outras instituições representa, segundo o pró-reitor, “uma estratégia para tirar o melhor proveito da competência científica já instalada na região e criar novas oportunidades de formação de doutores. Essa e outras estratégias têm sido usadas para abrir novos cursos de pós-graduação na área de Saúde, na UFPA, onde temos alcançado bons resultados”. E completa, “temos um reitor que valoriza a pós-graduação e tem dado todo o apoio para a execução de políticas que a  promovem, e temos sido bem-sucedidos sempre que juntamos a iniciativa da administração superior com a parceria das unidades e a dedicação dos pesquisadores. Temos trabalhado em colaboração e com uma boa sinergia”, ressaltou.

O PPGIF é o primeiro doutorado do Instituto de Ciências da Saúde (ICS/UFPA) e possui área de concentração em Fármacos e Medicamentos, com duas linhas de pesquisa. A primeira em Planejamento, pesquisa, síntese e avaliação biológica de produtos naturais e moléculas bioativas; e a segunda linha em Desenvolvimento farmacotécnico, analítico e avaliação biofarmacêutica de fármacos e medicamentos.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes