Página inicial » Notícias » UFPA abre edital para inscrições no Programa Ciência sem Fronteiras

UFPA abre edital para inscrições no Programa Ciência sem Fronteiras

exibir3Alunos de graduação da UFPA interessados em realizar graduação sanduíche em universidades estrangeiras, no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras (PCsF), já podem realizar sua inscrição. O edital, lançado conjuntamente pelas Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp); de Ensino de Graduação (Proeg) e de Relações Internacionais (Prointer), visa pré-selecionar os candidatos da Universidade para a graduação sanduíche, com início a partir de janeiro de 2014. Acesse aqui o Edital.

Público-alvo – Podem se candidatar os alunos das seguintes áreas: Engenharias; Ciências Exatas e da Terra; Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde; Computação e Tecnologias da Informação; Tecnologia Aeroespacial; Farmácia; Produção Agrícola Sustentável; Petróleo, Gás e Carvão Mineral; Energias Renováveis; Tecnologia Mineral; Biotecnologia; Nanotecnologia e Novos Materiais; Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais; Biodiversidade e Bioprospecção; Ciências do Mar; Indústria Criativa; Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva e Formação de Tecnólogos.

Inscrições – Estados Unidos, Alemanha, Japão, Hungria, Canadá, Austrália, Coreia do Sul, Reino Unido e Finlândia são os países de destino para os quais os candidatos podem submeter sua inscrição.

As inscrições estão abertas e ocorrem em dois períodos: o primeiro é de 4 de junho a 8 de julho de 2013; o segundo teve início dia 7 deste mês e estende-se até o dia 19 de julho. O aluno interessado deve estar atento ao país de sua escolha e ao período de inscrição correspondente. Para saber sobre o período de inscrição para cada país, acesse o edital.

A inscrição precisa ser feita na Propesp/UFPA e na página do PCsF, no formulário online correspondente à Chamada Pública de Interesse do candidato. Após preencher o formulário online, o candidato deve fazer a inscrição na Propesp, anexando os formulários e as cópias dos documentos descritos no edital da UFPA.

Procedimentos – A pré-seleção de candidatos pela UFPA será realizada sob a responsabilidade da Propesp, da Prointer e da Proeg, que também são responsáveis por homologar as candidaturas. O PCsF atenderá à demanda aprovada pela UFPA dependendo de sua disponibilidade orçamentária e da possibilidade de absorção das candidaturas pelas universidades estrangeiras.

O candidato aprovado será beneficiado com bolsa de estudo, pagamento de taxas escolares, seguro saúde, alojamento e alimentação, passagens aéreas ou auxílio deslocamento e auxílio instalação no país de destino. O objetivo do PCsF é promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional.

Informações sobre o edital e o Programa Ciência sem Fronteiras na UFPA –

Diretoria de Pesquisa - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Prédio da Reitoria, 2O Andar.

Telefones: (91) 3201-7953, (91) e (91) 3201-7657.

Acesse o site da Propesp.

Pró-Reitoria de Relações Internacionais. Prédio da Reitoria, 3o Andar.

Telefones: (91) 3201-7211, (91) 3201-8713 e (91) 3249-4442

E-mails: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Acesse o site da Prointer.