Página inicial » Notícias » Instituto de Ciências da Saúde receberá Capes WebTV

Instituto de Ciências da Saúde receberá Capes WebTV

exibir4O Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará (ICS/UFPA) será mais uma unidade a receber o ponto de transmissão da Programação da Capes WebTV, uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O objetivo da WebTV é divulgar notícias sobre programas e editais de fomento à pesquisa, informações relevantes sobre o funcionamento da Capes, avaliação de cursos, oportunidade de bolsas no País e no exterior, além de informações relacionadas ao Portal de Periódicos. O canal também reserva espaços para a inserção de conteúdo local, relacionado às atividades dos programas de pós-graduação.

Segundo a diretora do ICS, professora Eliete Araújo, a Capes WebTV é importante na medida em que propicia uma agilidade maior na divulgação de notícias nas áreas da pesquisa e da pós-graduação. "A programação Capes TV no ICS permite à comunidade acadêmica o acesso rápido às informações, por exemplo, sobre a divulgação de Editais de Chamada Pública, que possibilitam aos pesquisadores concorrer a recursos de órgãos de fomento necessários para a realização de pesquisas, além de contemplar um dos objetivos estratégicos constantes no PDI da UFPA, que é intensificar a comunicação institucional."

A Capes WebTV é mais um instrumento de divulgação do que acontece no meio acadêmico e científico em todo o país. Na UFPA, a programação foi implantada por meio de uma parceria da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) com a Assessoria de Comunicação Institucional (Ascom). "Recebemos manifestações de satisfação com a iniciativa, por se tratar de um canal a mais de divulgação de oportunidades que são de interesse dos programas de pós-graduação e de seus pesquisadores", conta o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), Emmanuel Tourinho, sobre a repercussão do programa.

Pontos de Transmissão - Outras unidades da UFPA já receberam os pontos de transmissão do programa, como a Biblioteca Central, o prédio da Reitoria, os campi de Castanhal, Breves e Tucuruí. Estão programadas, ainda, para receber os pontos do programa as seguintes unidades: Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN), Instituto de Tecnologia (ITEC), Instituto de Letras e Comunicação (ILC), Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), Instituto de Ciências da Educação (ICED), Instituto de Geociências (IG), Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN) e os campi de Altamira e Bragança.

Capes WebTV – O Projeto Capes WebTV foi apresentado no ano de 2009 a reitores e pró-reitores de Pós-Graduação de instituições federais de ensino superior. A programação funciona como um sistema semelhante ao das televisões disponíveis em saguões de aeroportos. O conteúdo é somente visual, ou seja, não há emissão de sons.

Para a unidade ter acesso à programação da Capes WebTV, são necessários equipamentos, como monitor ou TV a partir de 42 polegadas, uma CPU com configuração básica e um ponto lógico.