Página inicial » Notícias » Propesp e Universitec realizam palestra sobre inovação na pós-graduação

Propesp e Universitec realizam palestra sobre inovação na pós-graduação

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da sua Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), em parceria com a Universitec, promoverá uma palestra com o  tema “A inovação como produção do sistema nacional de Pós-Graduação”. O evento será realizado no auditório da Coordenadoria de Capacitação (CAPACIT), às 10h30, no dia 24 de Junho. A palestra será ministrada pelo Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, professor Álvaro Prata.

De acordo com o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, professor Emmanuel Tourinho,”o objetivo da palestra é apresentar um panorama das políticas nacionais voltadas à inovação tecnológica e discutir o desenvolvimento, nos cursos de pós-graduação, de atividades que tenham como foco a inovação”.

Ainda segundo o professor Tourinho, a UFPA tem estimulado seus programas de pós-graduação a discutir a dedicação à inovação, de modo articulado com a pesquisa científica básica e aplicada. “Temos promovido uma aproximação entre os programas e a Agência de Inovação da UFPA, a Universitec, e temos estimulado o debate sobre a evolução do sistema nacional de pós-graduação na direção de uma diversificação de suas realizações. Também temos chamado a atenção para o fato de que a inovação não interessa apenas ao setor produtivo, mas também, e de modo muito importante, aos governos, especialmente no sentido do desenvolvimento de recursos que possam ser úteis para a concepção e execução de políticas públicas diversas”, afirma.

Desafios – Um dos grandes desafios apontados pelo professor é transformar a competência científica alcançada nas últimas décadas em instrumental para a geração de renda e para a resolução dos problemas cotidianos das sociedades. “Precisamos vencer uma cultura e conceitos antigos que alimentaram o distanciamento entre a universidade e os setores não acadêmicos da sociedade. Isso vale nas duas direções, as universidades precisam se aproximar mais das demandas dos vários setores da sociedade e as empresas, organizações e governos precisam enxergar a universidade como parceira, buscando e valorizando a contribuição que podem dar aos processos econômicos e sociais”, ressalta.

A palestra, aberta a docentes, técnicos e discentes com interesse em pesquisa e pós-graduação, será seguida de debate com a audiência. Os interessados não precisam se inscrever para participar.

Texto: Carlos Fernando Pinheiro - Assessoria de Comunicação da UFPA

Foto: Alexandre Moraes