Página inicial » Notícias » Encontro Acadêmico Interdisciplinaridade no Ensino, Pesquisa e Extensão ocorre na UFPA

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) e do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA), realiza, de 26 a 28 de junho, o “Encontro Acadêmico Interdisciplinaridade no Ensino, Pesquisa e Extensão: Região Norte”. O evento será realizado no Auditório Prof. José Vicente Miranda Filho, do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) da UFPA, e dará início a uma série de encontros regionais ao longo de 2013, que irão preparar a comunidade acadêmica para a realização de um encontro nacional em 2014. A realização do evento conta, também, com a parceria da Capes e do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop). Coordenam o encontro na UFPA os professores Gilberto Rocha e Rosana Maneschy, do NUMA.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA, professor Emmanuel Tourinho, o encontro vai “discutir diretrizes, experiências e resultados do trabalho interdisciplinar na pesquisa e na extensão, bem como da oferta de formação na graduação e na pós-graduação, com foco na interdisciplinaridade.”

Programação – O encontro terá painéis e conferências discutindo e buscando soluções para melhorar a integração entre ensino, pesquisa e extensão no Ensino Superior, confira aqui. Segundo o professor Tourinho, as universidades precisam formar “profissionais e pesquisadores capazes de desenvolver soluções para os problemas mais emergentes das sociedades, e isso só é alcançado com uma competência que transcende os campos disciplinares, apropriando-se, ao mesmo tempo, das expertises disciplinares.”

Já o pró-reitor de Extensão da UFPA, professor Fernando Arthur Neves, considera importante o debate, pois é assunto pouco discutido. “Há um déficit grande, no que diz respeito a esse relacionamento entre ensino, pesquisa e extensão. Precisamos de uma prática acadêmica concreta, na qual cada um perceba que, numa mesma intervenção, existe um processo de ensino, de extensão ou projeto de pesquisa, e não significa que sempre tenha que existir esse elo, mas, sim, se considere como parte integrante da formação acadêmica e, durante ela, o aluno tenha a possibilidade de perceber essa integração. E acreditamos que este debate tende a suportar este desafio”, afirma o professor.

Para o professor Gilberto Rocha, existe a necessidade de divulgação e de discussão das experiências regionais sobre a prática da interdisciplinaridade.  Além disso, “há a necessidade de revisão dos tradicionais modelos de ensino, pesquisa e extensão universitária e sua adequação aos novos paradigmas que alicerçam a prática científica na atualidade”, ressalta Gilberto.

Tríade – Segundo Tourinho, na UFPA, a integração entre ensino e pesquisa tem sido mais sistemática e, quanto a esse aspecto, o desenvolvimento da pós-graduação tem se refletido também no ensino de graduação. “Mais recentemente, os grupos de pesquisa têm dado maior atenção ao processo de transferência de conhecimento para setores não acadêmicos da sociedade e, desse movimento, começam a aparecer também resultados de maior aproximação entre pesquisa e extensão”, conclui.

Serviço
Data: 26 a 28 de junho
Local: Auditório Prof. José Vicente Miranda Filho, do Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA
Mais informações, acesse aqui.

Texto: Carlos Fernando Pinheiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte|: Divulgação