Página inicial » Notícias » Propesp reúne-se com pesquisadores contemplados pelo Prodoutor

Propesp reúne-se com pesquisadores contemplados pelo Prodoutor

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) da Universidade Federal do Pará realizou reunião nesta segunda-feira, 1º de julho, com os docentes contemplados pelo Programa de Apoio ao Doutor Pesquisador (Prodoutor). A Propesp fez uma apresentação do Programa e deu orientações quanto à execução do apoio aos docentes.

A reunião, realizada no auditório do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), esclareceu os docentes sobre as regras do Prodoutor e os procedimentos para requerimento de bolsas de iniciação científica. Além disso, orientou os professores para que participem também de outros programas de apoio oferecidos pela Propesp, como o Programa Institucional de Apoio à Produção Acadêmica (Piapa) e o Programa de Apoio à Publicação Qualificada (PAPQ).

Estímulo - O Programa de Apoio ao Doutor Pesquisador tem como objetivo estimular a execução de projetos de pesquisa por docentes da Universidade Federal do Pará, contribuindo, assim, para a formação e consolidação de grupos de pesquisa. O Prodoutor é totalmente executado com recursos da UFPA e também visa criar condições favoráveis para que pesquisadores doutores venham trabalhar na Universidade.

Concessões - Foram atendidas 51 propostas de docentes recém-doutores (Pard) e 32 propostas de docentes doutores recém-contratados (Parc), totalizando 83 concessões. Os recursos destinados ao edital serão provenientes da Propesp. Os contemplados receberão uma Bolsa de Iniciação Científica e, adicionalmente, poderão optar por receber itens de infraestrutura – como computadores,notebooks, projetor multimídia, equipamentos de coleta de dados ou recurso para custeio de material de uso de laboratório.

Esforço - Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Emmanuel Tourinho, o Edital Prodoutor  “é parte do esforço da UFPA para expandir sua base de pesquisa, com a criação ou consolidação de novos grupos. Ele é voltado aos docentes que estão iniciando a atividade de pesquisa na Instituição e precisam de algumas condições básicas, como Bolsas de Iniciação Científica, para incorporar novos alunos às suas equipes de trabalho.”

Ainda de acordo com Emmanuel Tourinho, “a expectativa é que todo doutor já comece tendo um projeto de pesquisa aprovado e dedique parte da sua carga horária à atividade de pesquisa. Além disso, esperamos que esses doutores passem a atuar na formação de novos pesquisadores, na graduação e na pós-graduação.”

“Na área da Medicina, temos poucos grupos de pesquisa, e o Prodoutor é um grande incentivo para que doutores que estão iniciando na Instituição comecem a formar grupos de pesquisa que possam servir de início para outras linhas de pesquisa”, afirma o professor de Medicina Charles Villacorta.

Passo importante - Para o professor de Zoologia Fernando Silva, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) , ter uma estrutura mínima de trabalho é fundamental para que os pesquisadores que estão entrando na Universidade, agora, desenvolvam seus projetos visando à melhoria dos grupos de pesquisa da Instituição. “Embora o auxílio seja um primeiro passo, é um passo importante para que os pesquisadores que estão há mais tempo na Universidade e acabaram de complementar sua capacitação tenham a possibilidade de voltar de um doutorado e já ter um recurso inicial para continuar seus trabalhos aqui, na UFPA”, finaliza o professor.

Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes