Página inicial » Notícias » Propesp lança novo edital do Paci

Propesp lança novo edital do Paci

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará lançou o novo edital do Programa de Apoio à Cooperação Interinstitucional (Paci). A apresentação de propostas será até 30 de agosto. Veja aqui o Edital.  O Paci financia a realização de reuniões de trabalho entre docentes da UFPA e pesquisadores estrangeiros, com vistas à elaboração de projetos de pesquisa em colaboração.

O objetivo do programa é incentivar a cooperação entre Grupos de Pesquisa vinculados aos Programas de Pós-Graduação (PPGs), da Universidade Federal do Pará (UFPA), e PPGs de outras Instituições de Ensino Superior (IES) do exterior.

O Paci integra a política de fortalecimento dos grupos de pesquisa cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa da Plataforma Lattes/CNPq e vinculados aos Programas de Pós-Graduação da UFPA. Oferece recursos para a realização de reuniões com Grupos de Pesquisa externos, visando à elaboração de propostas a serem submetidas a agências de fomento que estejam disponibilizando financiamento para a cooperação interinstitucional na Pós-Graduação.

Apoio - Os docentes selecionados terão suas despesas financiadas para o comparecimento a reuniões no exterior, ou para o deslocamento de pesquisadores estrangeiros para reuniões na UFPA. O apoio se dará por meio do custeio de passagens e diárias aos pesquisadores em deslocamento para realização de reunião de trabalho, com vistas à elaboração de projeto de pesquisa em cooperação.

O público-alvo são docentes da UFPA, membros de um grupo de pesquisa registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq.

Requisitos - Para participar, os docentes terão que prever a reunião de pesquisador (es) da UFPA com pesquisador(es) estrangeiro(s), com vistas à elaboração do projeto de pesquisa em cooperação, a ser iniciado até 2014; e ser docente permanente de um Programa de Pós-Graduação stricto sensu na Instituição.

Documentos -As solicitações de apoio devem ser encaminhadas ao Protocolo Central da UFPAe dirigidas à Diretoria de Pesquisa da Propesp, com as seguintes documentações: Ofício de encaminhamento do pedido; Formulário de Inscrição de Proposta, conforme o Anexo I do edital;e Declaração de Compromisso, conforme Anexo II do edital.

Colaborador - Além destes documentos na solicitação deve constar uma comunicação (mensagem eletrônica ou carta) do pesquisador estrangeiro colaborador, informando o interesse na cooperação com o pesquisador da UFPA e o título do projeto de pesquisa a ser elaborado na reunião de trabalho; o compromisso em submeter o projeto de pesquisa à agência de fomento brasileira ou estrangeira até o final de 2014; a experiência de interação com o pesquisador da UFPA; os resultados esperados do projeto a ser desenvolvido em colaboração.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, o professor Emmanuel Tourinho, “o Paci contribui para que os pesquisadores da UFPA se insiram em novos ambientes de pesquisa e, em seguida, passem a integrar redes de pesquisa internacionais.”

Resultados e divulgação - O resultado da seleção será informado aos docentes escolhidos por meio de mensagem eletrônica.  A divulgação do resultado deve sair até o dia 15 de setembro nos sites da Propesp e Fadesp. O Período para a realização da viagem será de 30 de setembro a 15 de dezembro de 2013. A Fadesp destinará R$52.500,00 (cinquenta e dois mil e quinhentos reais) para a concessão de apoios.

Serviço:
Edital do Programa de Apoio à Cooperação Interinstitucional (Paci).
Inscrições: até 30 de agosto
Mais Informações na Diretoria de Pesquisa da Propesp ou pelos telefones: (91) 3201-7527 / 3201-7657.
Via e-mailO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo." style="color: rgb(17, 85, 204); text-decoration: none;">O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Home Pagewww.propesp.ufpa.br

Texto: Beatriz Santos - Assessoria de Comunicação da UFPA