Página inicial » Notícias » Capes divulga resultado do programa Pesquisador Visitante Especial

Capes divulga resultado do programa Pesquisador Visitante Especial

Já está disponível o resultado da chamada de projetos do Edital do Programa Ciência sem Fronteiras na modalidade Pesquisador Visitante Especial (PVE), da Capes, que pretende dar apoio à vinda de professores visitantes estrangeiros para o Brasil. Entre as 66 propostas selecionadas, foram aprovados seis projetos da UFPA, três na linha 1, para propostas encaminhadas pelo coordenador do curso de pós-graduação, e três na linha 2, para propostas encaminhadas pelo pesquisador coordenador do projeto no Brasil. Confira aqui o resultado.

Um dos projetos aprovados pela Capes foi o do professor Manoel Fernandes Martins Nogueira, coordenador da equipe do Projeto Produção e Utilização de Finos de Biomassa em Co-firing com Carvão em Alto Fornos, que tem como objetivo desenvolver um processo para produzir pó de biomassa para substituir pó de carvão vegetal ou mineral como combustível. Segundo ele, a quantificação da reatividade de combustíveis sólidos ainda não está bem desenvolvida no Brasil e, por isso, eles optaram por convidar o professor Carlos Pinho, da Universidade do Porto (Portugal), por meio do PVE, para passar alguns meses na UFPA, dando cursos para a pós-graduação, com a intenção de completar e reforçar a equipe do projeto.

Expectativas – Ainda segundo Manoel Nogueira, há muitas expectativas sobre a vinda do professor visitante à Instituição. Ele afirma, ainda, que já está em análise um doutorado "sanduíche", para que um doutorando da UFPA passe seis meses trabalhando com o professor Carlos Pinho, em Portugal. “Esperamos que essa cooperação venha acelerar o ganho de conhecimento da equipe do EBMA na quantificação de reatividade de combustíveis sólidos, além de fixar novos conhecimentos no País”, afirma o professor Manoel.

PVE - O programa objetiva o apoio financeiro a projetos de pesquisa que visem, por meio do intercâmbio, da mobilidade internacional e da cooperação científica e tecnológica, promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade do País, com enfoque nas áreas contempladas do Programa Ciência sem Fronteiras, para atuar em curtos períodos repetidos por vários anos em universidades de países estrangeiros, trocando conhecimento e informação.

Texto: Fábia Sepêda – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução / Google