Página inicial » Notícias » Pós-graduação da UFPA receberá R$ 2,6 milhões em equipamentos de pesquisa

Pós-graduação da UFPA receberá R$ 2,6 milhões em equipamentos de pesquisa

Os programas de pós-graduação da Universidade Federal do Pará receberão, até o final deste ano, recursos adicionais de R$ 2.640.400,00, concedidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para a aquisição dos equipamentos necessários à consolidação ou expansão de suas linhas de pesquisa.

Os recursos vêm do Programa Pró-Equipamentos, que, a cada ano, abre uma chamada pública, à qual as instituições concorrem com propostas baseadas na atuação de seus grupos de pesquisa. Na UFPA, a elaboração da proposta é coordenada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), em parceria com os coordenadores e pesquisadores dos cursos de mestrado e doutorado.

Equipamentos com custo de até R$ 320 mil serão adquiridos ainda em 2013, visto que o valor aprovado pela Capes será repassado à UFPA no próximo mês de setembro.

Beneficiados - De acordo com a Propesp, 19 programas de pós-graduação lideram as propostas de equipamentos apresentadas à Capes e serão, diretamente, beneficiados pela concessão: Biologia Ambiental, Biologia dos Agentes Infecciosos e Parasitários, Biotecnologia, Ciência Animal, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Ciências Farmacêuticas, Doenças Tropicais, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Física, Genética e Biologia Molecular, Geofísica, Geografia, Geologia e Geoquímica, Neurociências e Biologia Celular, Odontologia, Oncologia e Ciências Médicas, Química e Zoologia.

Os coordenadores dos subprojetos devem encaminhar, com urgência, à Diretoria de Pós-Graduação da Propesp os documentos necessários à execução das aquisições, inclusive aqueles relativos a importações.

Outros programas de pós-graduação também serão beneficiados pelas aquisições, visto que todos os equipamentos serão de uso compartilhado.

Expansão - Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Emmanuel Tourinho, "a regularidade das chamadas públicas do Pró-Equipamentos e o crescimento do volume de recursos destinados, a cada ano, ao programa tem possibilitado um processo contínuo de expansão e atualização da base de pesquisa nas universidades".

Neste último ano, levando em conta a peculiaridade das instituições da Amazônia, a Capes adotou, também, uma regra que permitiu a captação de uma parcela maior de recursos pelas universidades da região, o que permitirá acelerar a expansão das linhas de pesquisa nos programas de pós-graduação.

Texto: Divulgação / Propesp

Foto: Alexandre Moraes