Página inicial » Notícias » Pós-Graduação instala Doutorado Interinstitucional em Geografia

Pós-Graduação instala Doutorado Interinstitucional em Geografia

O fortalecimento  da pesquisa e da Pós-Graduação   em Geografia  no Norte do Brasil foi destacada na sessão de instalação do Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Geografia, ocorrida nesta quarta-feira, 28, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFPA.  A criação do Dinter , que tem a Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (Unesp) como instituição promotora; a UFPA, como instituição receptora;   e a   Universidade do Estado do Pará (UEPA), como instituição associada,  foi aprovada em maio passado.

A cerimônia de abertura teve a participação de representantes da Unesp, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) da UEPA, de diretores e docentes da Faculdade de Geografia e Cartografia, além dos  discentes aprovados no processo seletivo do Dinter.

Fortalecimento - O diretor de Capacitação da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, professor Amaury Gouveia Jr, que, na ocasião, representou o reitor Carlos Maneschy,  ressaltou o empenho da UFPA na procura pelo fortalecimento da pós-graduação nos últimos anos, buscando apoio de instituições de reconhecido valor acadêmico, como a Unesp.  “Construímos mais uma parceria que abre para nós a oportunidade de estruturar mais um curso de pós-graduação e de fortalecer a pesquisa em Geografia na região para, daqui a cinco anos, estarmos na aula inaugural de mais um curso nosso de doutorado consolidado  na UFPA”, disse.

A reitoria da Universidade Estadual do Pará esteve representada pelo professor Manuel Moraes, o qual disse que a UEPA tem orgulho em integrar essa parceria para contribuir com a pesquisa na região. “A UFPA sempre encabeçou, de forma exemplar, essa atividade e a UEPA também já despertou para esse grande desafio com o Estado do Pará”, constata.

Referência- O diretor do IFCH, João Marcio Palheta, também destacou a importância da Unesp como instituição de mérito acadêmico e  agradeceu os esforços da Propesp para fazer do Instituto uma  referência em pós-graduação e pesquisa na área de Humanidades.  “Para nós, será uma experiência valiosa com uma universidade que, há muito, nos acolhe e  nos dará maior  respaldo em nossos projetos e estudos. O estreitamento com a  Propesp foi fundamental.”

Procad - A Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” é parceira do Programa de Pós-Graduação em  Geografia da UFPA, por meio do Programa de Cooperação Acadêmica (Procad), desenvolvido no período de  2009 a 2012, para fortalecer as atividades do curso de Mestrado implantado em 2004. Antes, alguns professores do PPGEO obtiveram seus títulos de doutorado nessa instituição.   Com a aprovação do Dinter, outros 20 docentes da UFPA e da UEPA serão qualificados com o curso de doutorado. Eles desenvolverão estudos nas   linhas de pesquisa que  envolvem Dinâmicas da natureza; Análise e gestão ambiental; Trabalho, saúde ambiental e movimentos socioterritoriais; Desenvolvimento territorial; Dinâmicas agrárias, políticas públicas e desenvolvimento regional; Produção do espaço urbano.

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Unesp e do Dinter, professor Antônio César Leal, elogiou  todo o empenho das instituições envolvidas no projeto de criação do Dinter e  lembrou a grande responsabilidade dos alunos aprovados. “O Dinter, para nós,  é um  compromisso para que,  ao final de quatro anos, esse grupo esteja forte e apto a potencializar o curso de Mestrado, as atividades da  graduação e, principalmente, desenvolver os resultados alcançados para a sociedade.”

Texto: Ascom / IFCH
Fotos: Laís Teixeira