Página inicial » Notícias » Coordenadores do Ciência sem Fronteiras reúnem-se na UFPA

Coordenadores do Ciência sem Fronteiras reúnem-se na UFPA

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) da Universidade Federal do Pará (UFPA) recebeu nesta segunda-feira, 30 de setembro, o “Encontro Regional dos Coordenadores do Programa Ciência sem Fronteiras”. O evento ocorreu no auditório da Pós-Graduação em Geofísica e contou com a presença de representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e de coordenadores do Programa nas Instituições de Ensino Superior da Amazônia.

O objetivo do encontro foi instruir quanto ao cadastramento e às responsabilidades dos coordenadores institucionais, também conhecidos como homologadores, no Programa Ciência sem Fronteiras (CsF).

Durante a programação, representantes de cada um dos órgãos envolvidos descreveram as funcionalidades de seus respectivos sistemas de homologação de candidaturas, a fim de se aperfeiçoar a sua utilização nas IES, bem como as ações das coordenações de cada programa e seus acordos com empresas parceiras, instituições nacionais e internacionais.

altCenário- De acordo com o coordenador técnico do CNPq, Emerson Wiler, o Programa CsF já disponibilizou, até setembro de 2013, cerca de 53 chamadas, distribuídas pela Capes e pelo CNPq, entre bolsas de Graduação Sanduíche, Doutorado Sanduíche, Pós-Doutorado, Pós-Doutorado Pleno e programas como Jovens Talentos e Pesquisador Visitante, abrangendo 21 países parceiros.

O coordenador  frisou, também, que, atualmente, no Brasil, o programa tem priorizado candidatos das áreas de Tecnologias, Engenharias e Ciências Biológicas, mas existem planos para, futuramente, serem atendidos, também, discentes de cursos da área de Humanidades.

Papel do Coordenador Institucional ou Homologador - O homologador é o responsável pela conferência dos documentos e dados dos candidatos e pela validação das candidaturas, possui o papel fundamental de visualizar as informações referentes às inscrições para realização da homologação dos futuros bolsistas do Programa CsF. Também faz o acompanhamento das inscrições já homologadas ou indeferidas por meio dos sistemas da Capes, do CNPq e do CsF.

altCiência sem Fronteiras - O programa busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira, por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Emmanuel Tourinho, a realização da reunião na UFPA foi importante “para esclarecer dúvidas e compartilhar preocupações e sugestões dos gestores do CsF nos vários níveis. Essa interação é indispensável para tornar o programa mais eficiente e para ampliar o acesso aos alunos das instituições da Região Norte, que ainda participa com pequeno número de candidatos nas chamadas nacionais.”

Texto: Beatriz Santos- Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre Moraes