Página inicial » Notícias » Universidade cria estágio Pibic de verão

Universidade cria estágio Pibic de verão

A Universidade Federal do Pará acaba de criar o Estágio Pibic de Verão. A UFPA financiará, para alguns bolsistas do Programa de Iniciação Científica - Pibic, a realização de um estágio de um mês em laboratório de outra instituição de ensino e pesquisa, preferencialmente de outra unidade da Federação. A novidade foi anunciada na cerimônia de abertura do XXIV Seminário de Iniciação Científica, realizado no mês de setembro, na UFPA.

De acordo com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), a iniciativa foi apoiada pelo reitor da UFPA, professor Carlos Maneschy, que destacou os avanços alcançados pelo Pibic, nos últimos anos. “Conseguimos elevar o número de bolsas, interiorizar o Seminário de Iniciação Científica e estimular uma maior qualidade dos trabalhos realizados pelos alunos. Esta nova iniciativa será um passo adiante no esforço que estamos fazendo para expandir e qualificar o Pibic na UFPA”, apontou o reitor.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Emmanuel Tourinho, explicou o objetivo do estágio. “Pretendemos propiciar ao bolsista Pibic a experiência de interação com grupos de pesquisa de ponta em sua área de treinamento e formação.”

Apoio - De acordo com o pró-reitor, inicialmente, receberão apoio (passagens e ajuda de custo), para a realização do estágio, os três discentes que receberam o Prêmio Destaque da Iniciação Científica da UFPA em 2013. “Este ano, temos condições de financiar os três discentes premiados; no próximo ano, veremos se é possível atender um número maior de bolsistas. Enquanto isso, gostaríamos de estimular os pesquisadores da UFPA para incluírem no orçamento de seus projetos os recursos necessários à realização do estágio por seus alunos bolsistas”, completa o pró-reitor.

Para a realização do estágio, o bolsista e seu orientador deverão apresentar à Propesp um Plano de Atividades a ser cumprido na instituição receptora, com a anuência do docente que supervisionará o aluno. A expectativa é que o aluno se desloque para uma instituição com a qual o seu orientador já mantém uma parceria em pesquisa, mas novas colaborações poderão ser iniciadas com a realização do estágio.

O estágio deverá ser programado para o período de recesso das aulas na UFPA, de modo que o bolsista não tenha problemas com o cumprimento de suas outras obrigações no curso. Os primeiros bolsistas a receberem o apoio terão o prazo de um ano, até agosto de 2014, para realizar o estágio.

Ampliação do conhecimento - Para a discente Sara Vasconcelos, uma das premiadas com o Prêmio Destaque da Iniciação Científica da UFPA 2013, “o prêmio representa um passo importante na aproximação dos graduandos com a pesquisa, pois, com dedicação, somos capazes de transpormos as barreiras e obstáculos que o próprio desafio nos impõe. A Universidade Federal do Pará, junto ao Pibic, nos proporciona um momento único, um desejo maior de mergulhar ainda mais fundo em cada plano e, posteriormente, seguir mestrado e doutorado, abrindo caminho para outros graduandos, e mostrar que aqui, no Norte, também se faz pesquisa e ciência”, declara. Sobre o Estágio Pibic de Verão, a discente do curso de Letras afirma que será “um momento de ampliação do conhecimento, expectativa por novas descobertas, além de um grande aliado na vida profissional.”

“Ter a oportunidade de conhecer outra universidade ou, mais especificadamente, outros laboratórios de pesquisas será de suma importância não só para minha formação acadêmica, mas também para a UFPA, pois, com essa iniciativa, pode ser possível desenvolver parcerias com outras universidades do Brasil, contribuindo, significativamente, para o surgimento de cientistas mais talentosos e responsáveis para a nossa universidade”, afirma Carlos Adriano, discente de Engenharia Química, um dos três premiados com o Prêmio Destaque da Iniciação Científica da UFPA 2013.

Texto: Divulgação / Propesp
Foto: Mácio Ferreira