Página inicial » Notícias » Pesquisadores da UFPA ganham o Prêmio Paraense Destaque Científico

Pesquisadores da UFPA ganham o Prêmio Paraense Destaque Científico

A primeira edição do Prêmio Paraense Destaque Científico já tem os seus vencedores. Foi divulgado nesta quinta-feira, 17, o resultado da premiação idealizada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e pela Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa), cujo objetivo é valorizar o pesquisador paraense e suas contribuições para o desenvolvimento científico da Amazônia e, em especial, do Estado do Pará.

“Com o prêmio, buscamos valorizar aqueles profissionais que, mesmo com adversidades, seguem trabalhando para o desenvolvimento científico, tecnológico e inovador de nosso estado. Ao longo dos anos, estes pesquisadores vêm conquistando o respeito e admiração do meio acadêmico. É bom contribuir para que a sociedade também conheça um pouco mais sobre a importância do trabalho deles”, destaca o titular da Secti, Alberto Arruda.

Mérito Científico - Na categoria “Mérito Científico”, que considerou como critério a relevante produção científica, o notório saber e a contribuição para o avanço do conhecimento científico regional, o contemplado foi o pesquisador da Universidade Federal do Pará, Horacio Schneider, vice-reitor da UFPA. Já na categoria “Pesquisador Destaque do Ano”, que levou em conta a atuação destacada do pesquisador no período de janeiro de 2011 a julho de 2012, teve como vencedores três pesquisadores, também da UFPA. São eles: Cláudio Nahum Alves (Ciências Exatas, da Terra e Engenharias); Denise Pahl Schaan (Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes) e Antonio Carlos Rosário Valinoto (Ciências da Vida).

A professora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFPA, Denise Schaan, recebeu emocionada a notícia de que foi uma das vencedoras do Prêmio Destaque Científico. “Para mim, é uma alegria imensa ter meu trabalho reconhecido localmente. Trabalho há 20 anos com arqueologia amazônica e, desde 1997, estou no Pará pesquisando e divulgando no Brasil e no exterior a arqueologia e, em especial, a cerâmica marajoara. São muitos anos, mas acho importantíssimo continuarmos produtivos, pesquisando e publicando”, conta a arqueóloga.

Um comitê de avaliação, composto por pesquisadores de reconhecida competência vinculados ao CNPq, julgou e classificou as propostas com base em critérios objetivos descritos no edital. Cada pesquisador premiado receberá o valor correspondente de  dez mil reais. A solenidade de entrega será no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, no dia 25 de outubro, às 18h. O evento é aberto ao público e integra a programação da VI Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Texto: Ana Carolina Pimenta - Ascom Secti