Página inicial » Notícias » Estudantes relatam experiência no Ciência sem Fronteiras

Estudantes relatam experiência no Ciência sem Fronteiras

Os primeiros estudantes que participaram do Programa Ciência sem Fronteiras, pela UFPA, reuniram-se nesta terça-feira, 29, no Auditório Setorial Profissional, com representantes das Pró-Reitorias de Relações Internacionais (Prointer),  de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) e de Ensino de Graduação (Proeg). No encontro, estudantes de diversas áreas do conhecimento, os quais foram para diferentes cidades dos Estados Unidos, da Europa e da Oceania, falaram sobre suas experiências no intercâmbio e tiraram dúvidas sobre a volta para a UFPA.

Experiência muito positiva - Todos os intercambistas presentes tiveram a oportunidade de falar sobre vivência e estudo fora do Brasil, tiraram também suas dúvidas sobre o aproveitamento de disciplinas, os certificados etc. Muitos falaram sobre as dificuldades e facilidades de adaptação com idioma, alimentação, moradia, mas todos concordaram que foi uma experiência muito positiva.

“Senti um crescimento acadêmico bem notável, voltei amando meu curso, ainda mais. O intercâmbio me ajudou, inclusive, a escolher meu objeto de estudo do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)”, contou Amanda Pinho, estudante de Comunicação Social – Jornalismo, que foi para a University of Western Australia. Luciana Paradela, do curso de Biotecnologia, estudou na Università di Pisa, e disse que, “com certeza, o mais importante foi a oportunidade de estagiar fora, fazer contatos, conhecer grupos de pesquisa e ver como trabalham.”

Motivação - Segundo a assessora da Prointer, Leila Assef, “essa conversa é importante, pois esses primeiros alunos da UFPA que passaram pelas experiências do Ciência sem Fronteiras são os que vão dar motivação para os próximos participarem do programa”. Leila Assef afirma, ainda, que devem ocorrer outros eventos para receber a resposta dos intercambistas, que já estão aqui, e incentivar o ingresso de mais estudantes no CsF.

Participaram também da conversa, Laura Vieira, da Prointer, a professora Lúcia Harada, diretora de Ensino da Proeg, e o professor Antônio Vallinoto, diretor de Pesquisa da Propesp, representando o professor e pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Emmanuel Tourinho, que coordena o CsF na UFPA.

Eficiência - A professora Lúcia Harada destacou que, a partir dessa reunião ,“será gerado um documento com todas as observações e dúvidas dos estudantes, que chegará ao pró-reitor Emmanuel Tourinho para que seja feito um diálogo com o CNPq e a Capes, trazendo mais eficiência para o programa”.