Página inicial » Notícias » Doutorado em Letras tem aula inaugural

Doutorado em Letras tem aula inaugural

O Doutorado em Letras, do Instituto de Letras e Comunicação (ILC), foi inaugurado oficialmente nesta sexta-feira, 22. A aula inaugural, realizada no auditório do ILC, contou com as presenças do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Emmanuel Tourinho, representando o reitor da UFPA, Carlos Maneschy; do diretor do ILC, Otacílio Amaral; dos professores Dermeval da Hora Oliveira e Sandra Regina Goulart Almeida, coordenadores da área de Letras da Capes; das professoras Marília Ferreira e Germana Sales, coordenadoras do Programa de Pós-Graduação em Letras; além de alunos e funcionários do Instituto.

O Doutorado em Letras foi aprovado no dia 31 de outubro de 2012, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em reunião do Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC-ES), durante a reunião do Fórum de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará. O curso teve conceito 4 e é o resultado do trabalho em parceria da coordenação e de todos os docentes do Programa de Pós-Graduação, inclusive das coordenações anteriores.

Segundo a professora Marília Ferreira, “o doutorado é uma aspiração natural dos programas de pós-graduação”. “Essa conquista foi possível, na UFPA, graças à coragem que tivemos de submeter uma proposta à Capes, mesmo em meio aos revezes naturais de um programa que se manteve durante muito tempo com a nota mínima”, lembra.

Incentivo e êxito - “Quando a tarefa nos foi atribuída, o apoio da Propesp e da Capes foi fundamental para que olhássemos para o alvo, sem dar atenção aos nós diários e às pedras que havia no meio do caminho. Escrevemos o projeto e, naquele momento, contamos com o incentivo de alunos e colegas para que obtivéssemos êxito na obra iniciada”, destaca a professora. Ela ressalta, ainda, o apoio do reitor da UFPA, Carlos Maneschy, do pró-reitor Emmanuel Tourinho, da direção do ILC, dos professores Otacílio Amaral e Fátima Pessoa, além do apoio dos coordenadores de área da Capes, Dermeval da Hora Oliveira e Sandra Regina Almeida.

Na abertura do evento, o diretor do IlC, Otacílio Amaral, falou da alegria em celebrar este momento em que o Doutorado em Letras vai  ampliar as possibilidades de qualificar os recursos humanos nesta área, o que, com certeza, irá se refletir nos próximos concursos para professores, e do compromisso institucional no que diz respeito à formação de pesquisadores que possam contribuir para disseminar o conhecimento na Região Norte do País.

“A necessidade urgente de formar doutores nas áreas de Linguística e Literatura na Amazônia e a oportunidade de valorizar a produção de conhecimento, que possam gerar as grandes transformações sociais, são conquistas de todos e isso só foi possível graças ao grupo que vem trabalhando para o fortalecimento dos programas de pós-graduação nestas áreas”, afirmou Emmanuel Tourinho.

Qualidade - Para o coordenador da área de Letras da Capes, Dermeval da Hora Oliveira, só o fato de quem quiser fazer um doutorado em Letras, a partir de agora, não precisar sair de sua região para outra já é motivo de festejar. Segundo ele, “o Brasil, especialmente a Região Norte, precisa de programas de doutorado, mas não é por isso que vamos aprovar sem exigir qualidade. Percebemos que o corpo técnico da UFPA na área de Letras é bastante experiente e fará um acompanhamento adequado para que a consolidação desse curso seja referência na área de Literatura e Linguística no Brasil.”

Integração e interlocução - A professora Germana Sales, vice-coordenadora do PPGL/UFPA, acredita que o doutorado possibilitará uma maior integração e interlocução com outros Programas de Pós-Graduação em Letras na região, além da possibilidade de crescimento científico, de divulgação dos trabalhos desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação e da promoção de intercâmbios nacionais e internacionais, envolvendo a UFPA e os docentes da área. No âmbito do ILC/UFPA, a aprovação de um doutorado pode significar uma qualificação completa para os professores que já atuam no magistério superior, tanto na capital, quanto noscampi e, além disso, o curso pode contribuir para uma maior visibilidade às pesquisas desenvolvidas na região, nas áreas de Estudos Literários e Estudos Linguísticos.

Texto: Noelina Coelho - Assessoria de Comunicação do ILC
 Foto: Alexandre Moraes