Página inicial » Notícias » Encontro dos membros da ABC discute os desafios da ciência na Amazônia

Encontro dos membros da ABC discute os desafios da ciência na Amazônia

O desafio de atrair e fixar recursos humanos na região Amazônica foi o assunto que abriu os debates do I Encontro Regional dos Membros Afiliados da Região Norte da Academia Brasileira de Ciências (ABC), que acontece nesta quinta, 21, e sexta-feira, 22, no auditório do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará (ICB/UFPA). A discussão fez parte da primeira temática do evento sobre Ciência, Integração e Desenvolvimento Regional.

O debate teve como mediador o vice-reitor da UFPA, Horácio Schneider. A primeira apresentação foi do reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFPA), José Seixas Lourenço. Ele destacou a trajetória da região e as tentativas de desenvolvimento que não passaram de retóricas. “A Amazônia sempre foi vista como uma região a ser explorada e não desenvolvida. Apesar de todo o discurso sobre desenvolvimento, o governo nunca de fato investiu pesado na região. Boa parte dos recursos veio de agências estrangeiras. Decorridos 40 anos, o problema se repete”, critica.

Embora o cenário histórico não tenha sido favorável, o reitor da UFOPA acredita nos esforços que vem sendo feitos para mudar a realidade da região. “Creio que temos uma nova chance de sensibilizar o governo e o congresso nacional no sentido de sairmos da retórica para uma ação concreta e é aí que a ABC tem um papel fundamental para essa mudança”.

Em seguida, foi a vez do coordenador do Colégio de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação das Instituições Federais de Educação Superior, Emmanuel Tourinho, fazer a explanação sobre o tema. Para ele, “nós tivemos uma expansão considerável na oferta de pós-graduação na região, mas a velocidade com que nós crescemos não nos permitiu reduzir a enorme distância em relação aos indicadores de outras regiões do País”, observa.

Emmanuel Tourinho enfatizou que o que falta não são recursos financeiros, mas uma decisão política e a adoção de ações concretas para inserir a Amazônia definitivamente no mapa da ciência nacional. “O que temos são ações pontuais das agências federais e dos ministérios, insuficientes para alterar as fortes assimetrias regionais. Este é o momento de unirmos esforços para agir de modo que gere resultados mais substanciais. Temos um projeto para a atração e fixação de doutores nas instituições da Amazônia, que vem sendo negociado com o Governo e com o Congresso Nacional, com boa receptividade. É fundamental que as lideranças acadêmicas e políticas da Amazônia se empenhem para que o projeto seja executado ainda em 2013”.

Programação – A discussão seguiu à tarde com a temática sobre Ética na Ciência, apresentada por José Edison Ferreira (UFPA) e Milena Caldato (UEPA). Nesta sexta-feira, 22, os temas abordados serão Produção Científica: Uma análise crítica, a ser apresentado por João Batista Corrêa da Silva (UFPA) e Pedro Walfir Filho (UFPA). A palestra sobre Educação e Divulgação Científica será realizada por Lima da Costa (UFPA) e Jesus Cardoso Brabo (UFPA).