Página inicial » Notícias » Geociam: Pesquisadores discutem resultados de pesquisas na região amazônica

Geociam: Pesquisadores discutem resultados de pesquisas na região amazônica

Pesquisadores de Instituições de Ensino Superior de várias regiões do Brasil estão reunidos em Belém para avaliar e discutir os últimos resultados das pesquisas desenvolvidas na Região Amazônica, em especial na área de minério. Eles integram o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Geociências da Amazônia (Geociam), com sede na Universidade Federal do Pará (UFPA).

O encontro faz parte da programação do V Congresso do Geociam, que acontece nesta segunda, 4, e terça, 5, no Auditório Enrique Campbell, no Instituto de Geociências da UFPA. O evento visa ainda avaliar as ações voltadas para a formação de pessoal qualificado, a produção científica e os investimentos feitos em infraestrura, bem como o planejamento de novas ações até 2014.

Participam do Congresso pesquisadores e estudantes do Pará, Amapá, Amazonas, Acre, Roraima, Tocantins, Mato Grosso, Rondônia, Maranhão, São Paulo, Pernambuco e Rio de Janeiro. A abertura do evento contou com a participação do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Emmanuel Tourinho, que enfatizou os esforços da UFPA para formar e fixar pesquisadores na Amazônia.

Resultados – O primeiro palestrante foi o coordenador do Geociam professor doutor Roberto Dall’Agnol. Ele apresentou os principais resultados alcançados no período de 2008-2012 pelos grupos de pesquisa. Ele destacou, entre outros pontos, a produção científica, com a publicação de artigos em periódicos nacionais e internacionais. “O quadro é bastante expressivo, considerando que temos publicado artigos em grandes jornais e revistas científicas na nossa área. Os resultados mostram uma visão da penetração internacional dos grupos, com trabalhos diversificados e de alta qualidade”, frisou.

Dall”Agnol também enfatizou as cooperações internacionais como sendo essenciais para os resultados das pesquisas. “Há uma integração bastante positiva e isso é extremamente importante para o desenvolvimento do nosso trabalho. Estamos presentes em reuniões realizadas em vários continentes.”

Geociam - A Amazônia é uma região que chama a atenção da comunidade científica pelas suas peculiaridades. Os desafios para desvendar as enormes riquezas naturais desta região ainda são muitos e impulsionaram, em 2008, a formação do Geociam, o qual reúne quinze grupos de excelência em geociências no País, seis deles do Instituto de Geociência da UFPA. Eles desenvolvem estudos sobre magmatismo, evolução crustal e metalogênese do cráton amazônico, áreas essenciais para a compreensão e exploração de rochas e depósitos minerais na região.

Entre os objetivos do Geociam, estão aprofundar as pesquisas sobre magnetismo, evolução crustal e metalogênese do Cratón Amazônia; esclarecer a formação do cratón amazônico e a geração de seus depósitos minerais; contribuir para a educação em ciências e difusão do conhecimento e induzir a disseminação e popularização da ciência, além de ampliar a infraestrutura laboratorial na área.

O Geociam é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), pela Fundação Amazônia Paraense de Apoio à Pesquisa (Fapespa) e pela Petrobras e constitui uma rede de pesquisa de que participam: Universidade Federal do Pará (Instituto de Geociências de Belém e Faculdade de Geologia de Marabá); Universidade Federal do Mato Grosso; Universidade Federal do Amazonas; Universidade Federal de Pernambuco; Universidade Federal de Santa Catarina; Universidade de São Paulo (Instituto de Geociências e Instituto de Astronomia e Geofísica); Universidade de Campinas; Museu Paraense Emilio Goeldi; Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) - Serviço Geológico do Brasil - e Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Serviço:
V Congresso do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Geociências da Amazônia
Período: 4 a 5 de fevereiro de 2013
Local: Auditório Enrique Campbell, no Instituto de Geociências da UFPA