Ir direto para menu de acessibilidade.

languages

GTranslate

ptenfres

Opções de acessibilidade

Página inicial » Notícias » Inscrição para o Programa Pró-Amazônia vai até 4 de janeiro
Início do conteúdo da página

Inscrição para o Programa Pró-Amazônia vai até 4 de janeiro

O primeiro edital do Programa Pró-Amazônia, destinado a apoiar redes de pesquisa na Amazônia, nas áreas de biodiversidade e sustentabilidade, teve prazo de inscrições prorrogado até o dia 4 de janeiro. O apoio previsto no edital compreende bolsas de Professor Visitante Nacional Sênior (PVNS), Pós-Doutorado, Doutorado e Iniciação Científica, além de recursos para mobilidade de pesquisadores e discentes, e para o custeio de despesas diversas. Estão reservados para os projetos, atendidos no âmbito do edital, 25 milhões de reais, a serem desembolsados ao longo de quatro anos.

O Programa é voltado para pesquisas em Instituições de Ensino Superior (IES) que se enquadrem nas seguintes áreas temáticas: agroecologia; água e recursos hídricos; biotecnologia; fármacos; engenharias; recursos (produtos) naturais; recursos pesqueiros; saúde; segurança alimentar e sustentabilidade dos núcleos urbanos. Serão aceitos alguns projetos que estejam em outras áreas de interesse, mas com foco em temas relacionados ao Programa, desde que sejam apresentadas justificativas que demonstrem a importância do trabalho.

“Com o Pró-Amazônia, a Capes inicia uma nova etapa do apoio à pesquisa e à pós-graduação na região, com o potencial de acelerar a consolidação de muitos grupos de pesquisa aqui instalados”, afirma o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA, Emmanuel Tourinho. “No médio prazo, o Pró-Amazônia contribuirá para expandir a oferta de pós-graduação, voltada à investigação de problemas que têm importância fundamental para o desenvolvimento econômico e social. Isto é, há uma conexão estreita do Programa com a expectativa de produção de conhecimento científico de ponta para o desenvolvimento sustentável na Amazônia”, complementa o pró-reitor.

Requisitos – Para participar do Programa, os projetos devem ter, no mínimo, dois grupos de professores ou pesquisadores de instituições com Programas de Pós-Graduação da Região Amazônica. Além disso, o projeto deve ser comprometido com a proposta de formação de recursos humanos em nível de Pós-Graduação Stricto Sensu, para o avanço dos temas de biodiversidade, ambiente, sustentabilidade.

Os projetos deverão ter a duração máxima de cinco anos para a execução das atividades, dirigidos por um coordenador geral, que deve possuir o título de doutor, preferencialmente, com larga experiência em pesquisa e produção em sua área de atuação. O coordenador geral será responsável pelo encaminhamento do projeto, acompanhamento e interlocução dele na Capes, deverá ser, obrigatoriamente, da instituição líder da Região Amazônica e pertencer a um Programa de Pós-Graduação avaliado com nota igual ou superior a quatro. As equipes das demais instituições participantes serão consideradas corresponsáveis pelo projeto.

Inscrição – Os interessados em se inscrever devem enviar o projeto elaborado, com a formatação do Roteiro Básico (disponível aqui), para a Coordenação Geral de Programas Estratégicos – CGPE – Capes, Setor Bancário Norte Quadra 2, Bloco L, Lote 06, 9o andar, CEP 70.040-020 Brasília, DF. Juntamente com ele, deve ser anexado Currículo Lattes, formulário de auxílio ao pesquisador, declaração das coordenações dos Programas e Pró-Reitorias de Pós-Graduação pertinentes, explicitando plena concordância e compromisso com a execução do projeto, e declaração da Reitoria ou da administração central equivalente aos casos de equipes associadas de instituições que não tenham pós-graduação.

Para acessar o edital, clique aqui

Texto: Paloma Wilm – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: MKT Ascom

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página