Página inicial » Notícias » Entrega e lançamento de tese do Prêmio Professor Benedito Nunes reúne comunidade acadêmica

O pesquisador Relivaldo Pinho de Oliveira recebeu, nesta quinta-feira, 20, o Prêmio Professor Benedito Nunes - edição 2012, em cerimônia oficial realizada no Centro de Eventos da UFPA. Ele foi o segundo vencedor da premiação, lançada em 2009, com a Tese Antropologia e Filosofia: Experiência e Estética na Literatura e no Cinema da Amazônia, orientada pelo prof. Ernani Pinheiro Chaves e apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFPA.

Estudantes, servidores, dirigentes e convidados da Instituição estiveram na cerimônia, presidida pelo reitor da UFPA, professor Carlos Maneschy; com a presença também do vice-reitor, professor Horácio Schneider; do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP), professor Emmanuel Tourinho; da profa. Maria Sylvia Nunes, do pró-reitor de Gestão de Pessoal (PROGEP), João Cauby; do pró-reitor de Extensão, professor Fernando Arthur Neves; e do pró-reitor de Administração, Edson Ortiz.

A tese premiada oferece uma análise de três filmes e livros produzidos na Região Amazônica, observando como eles se relacionam com o contexto histórico-social, a partir de uma abordagem antropológica e filosófica. As obras analisadas pelo professor Relivaldo foram os livros Belém do Grão Pará, de Dalcídio Jurandir; O altar em chamas, de Paes Loureiro; Os Éguas, de Edyr Augusto; e os filmes “Um Dia Qualquer”, de Líbero Luxardo; “Ver-o-Peso”, de Januário Guedes, Peter Roland e Sônia Freitas; e “Dias”, de Fernando Segtowick.

“É uma honra muito grande receber o prêmio que leva o nome do professor Benedito Nunes, e valoriza ainda mais o nosso trabalho”, ressalta o premiado, Relivaldo de Oliveira. Já para o seu orientador, professor Ernani Chaves, “a premiação foi merecida, pois Relivaldo é muito inteligente, mas principalmente ousado e estudioso”. O pesquisador recebeu o Certificado do Prêmio e uma quantia de R$ 5 mil.

Premiação – O Prêmio Professor Benedito Nunes é concedido pela UFPA, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP), a cada dois anos, à melhor tese de Doutorado entre as áreas de Filosofia, Ciências Humanas, Letras, Comunicação e Artes. O reitor Carlos Maneschy destacou que o prêmio valoriza “o bem mais importante da Universidade, que é o mérito acadêmico”. Segundo o professor Tourinho, este prêmio representa “o reconhecimento da enorme contribuição do professor Benedito Nunes à UFPA e aos seus programas de pós-graduação e um estímulo aos jovens pesquisadores para que busquem a excelência em seus trabalhos de pesquisa”.

Lançamento – Após a cerimônia de entrega do prêmio foi realizada pela Editora da UFPA o lançamento e a sessão de autógrafos da obra vencedora da primeira edição do Prêmio Professor Benedito Nunes, em 2010:Tramas do cotidiano: Religião, política, guerra e negócios no Grão Pará do Setecentos, de José Alves de Souza Junior. Familiares, colegas e alunos prestigiaram o evento. “Além da edição primorosa, ter a tese publicada e premiada com o nome do professor Benedito Nunes é uma honra ainda maior do que apenas a sensação de dever cumprido por parte de um professor-pesquisador”, resumiu o autor José Alves. Também compareceram à sessão os professores Heraldo Maués, Grauben Assis e José Maria Quadros de Alencar, membros do Conselho da Editora da UFPA.

A publicação foi elogiada pelo público, como a historiadora e professora da UFPA Edilza Fontes, que ressaltou o luxo e o primor com que a obra foi editada. “Isso incentiva o pesquisador e oferece aos professores material para trabalhar em sala de aula”, disse. O estudante Marcos Felipe Monteiro afirmou que o tema trabalhado na obra já é bastante conhecido, mas, “ao ser tratado com qualidade e atualidade, acaba gerando uma nova visão sobre o passado”. Já para o reitor Carlos Maneschy, a publicação representa “a expressão de uma produção universitária que revela um trabalho excepcional. É uma forma, em primeiro lugar, de cultuarmos o professor Benedito e, também, dar oportunidade para que a nossa produção científica tenha um espaço de divulgação mais qualificada”.

A diretora da ed.ufpa, Simone Neno, avalia o lançamento do livro de forma positiva, “Ficamos felizes de ver que o novo padrão editorial adotado pela ed.ufpa encontra reconhecimento e atende a expectativa dos autores e leitores. As obras aprovadas pelo Conselho Editorial têm indiscutível mérito e merecem o melhor projeto editorial”. A obra estará à venda na Livraria da Editora da UFPA, juntamente com outras suas edições. Confira aqui a lista dos títulos que serão vendidos a preços promocionais.

Texto: Carlos Fernando Pinheiro e Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Laís Teixeira