Página inicial » Notícias » Professor da UFPA é eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências

Professor da UFPA é eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências

A Assembleia Geral da Academia Brasileira de Ciências (ABC) elegeu 36 cientistas de excelência, em todas as áreas contempladas pela ABC, para integrar seus quadros como Membros Titulares e Correspondentes. E o professor Marcondes Lima, do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Pará (IG/UFPA), foi eleito como membro titular da Academia Brasileira de Ciências, na categoria de Ciências da Terra.

Pesquisas - As principais atividades de pesquisas do docente estão centradas em Mineralogia e Geoquímica de Superfície, com ênfase na lateritização e nos depósitos minerais associados, bem como no estudo do Quaternário da Amazônia, envolvendo a sedimentação lacustre e fluvial (sedimentos e águas), de manguezais, a formação de Terra Preta Arqueológica –TPA, tendo como material de partida os fragmentos cerâmicos e sua importância para fertilização dos solos Terra Preta, rejeitos minerais, além de envolvimento com minerais de gema e do artesanato mineral.

O professor já publicou 117 artigos em periódicos nacionais e internacionais –  e tem mais sete aceitos para publicação e cinco em julgamento  – ;  publicou sete livros e 56 capítulos de livros, organizou onze eventos científicos e participou em dezenas deles com comunicações e ou trabalhos completos.  Em termos de recursos humanos, contribuiu para a formação de 93 profissionais e/ou estudantes, ( incluindo TCC e IC), mestres e doutores.  Foram 33 mestres (mais cinco em andamento) e 19 (mais três em andamento) doutores já orientados e concluídos, a maioria deles envolvidos com o setor produtivo e também atuando em Instituições de Ensino e Pesquisa, no Brasil e no exterior. Participou em 94 bancas examinadoras de mestrado, doutorado, TCC e de concursos públicos.

Atualmente, o professor Marcondes Lima é professor-orientador do Programa de Pós-Graduação em Geologia e Geoquímica (PPGG) -  que tem nota 6 na Capes, o único da Região Norte com esta nota elevada (a máxima é 7) - e do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da Universidade Federal do Pará (UFPA), além de ser, atualmente, vice-coordenador do PPGG.

Também foi condecorado com a medalha  Henry Gorceix, conferida pela Sociedade Brasileira de Geologia, por conta de seu envolvimento com a formação de recursos humanos qualificados na área de Geociências.

“É uma grande honra para mim ter sido eleito membro da Academia Brasileira de Ciências, uma bela surpresa, mas, ao mesmo tempo, uma responsabilidade cada vez maior. Tentarei não fazer feio. Irei me dedicar ainda mais aos estudos e às pesquisas e à formação de recursos humanos, com quem venho aprendendo”, finaliza professor Marcondes Lima.

Texto – Carlos Fernando Pinheiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre Moraes