Página inicial » Notícias » Inscrições para Edital de Apoio a Publicações Científicas se encerram dia 14

Inscrições para Edital de Apoio a Publicações Científicas se encerram dia 14

Com o objetivo de estimular publicações científicas da Universidade Federal do Pará (UFPA), tanto de professores quanto de alunos de pós-graduação stricto sensu, em revistas de grande reconhecimento internacional, em diferentes áreas de conhecimento, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), em parceria com a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), lembra que continua recebendo proposta o edital do Programa de Apoio à Publicação Qualificada (PAPQ).

Para solicitar o apoio, basta o autor da publicação enviar um ofício de encaminhamento do pedido, o formulário de inscrição da proposta, uma cópia do artigo e documentos do prestador de serviço. As solicitações devem ser entregues no Protocolo Central da UFPA, dirigidas à Diretoria de Pesquisa da Propesp. O prazo de entrega dos pedidos termina no dia 14 de novembro.

O Edital prevê apoio financeiro para o custeio de tradução, de revisão, de preparo de imagens e de  taxas de publicação. Este apoio será destinado a professores e alunos de pós-graduação da UFPA, integrantes de Grupos de Pesquisa cadastrados na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), inclusive alunos egressos da Instituição.

A avaliação e a contratação das propostas serão por ordem de chegada à Propesp. O resultado da avaliação do pedido, sob a responsabilidade da Diretoria de Pesquisa da Propesp, será divulgado por e-mail ao autor do artigo.

Visibilidade – O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Emmanuel Tourinho, acredita que este edital é mais uma oportunidade de fomentar a produção bibliográfica da Instituição, mostrando o talento de nossos discentes e docentes. “Ao publicarem nas melhores revistas, nossos pesquisadores alcançam maior visibilidade para o seu trabalho e novas oportunidades de intercâmbio científico.”

Tourinho reforça, ainda, o caráter de internacionalização da produção científica da UFPA, repercutindo positivamente na avaliação dos cursos de graduação e pós-graduação.

Este Programa também fortalece a posição de liderança da Instituição. “A UFPA constitui, hoje, o maior centro de pesquisa científica na Amazônia, com reconhecimento nacional e internacional em muitas áreas de conhecimento. Sua produção é, em grande parte, veiculada nas revistas científicas mais importantes no mundo e muitos de seus pesquisadores interagem com grupos de todos os continentes".

O desafio é expandir essa excelência a todas as áreas de conhecimento. A Instituição tem conseguido avanços expressivos a cada ano, seja na produção de conhecimento científico e tecnológico de ponta, seja na formação de novas gerações de pesquisadores. "Por sua atuação, a Universidade tem papel fundamental no desenvolvimento econômico e social de toda a Região Amazônica', conclui o pró-reitor.

Mais detalhes no Edital do PAPQ.

Texto: Gustavo Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA