Página inicial » Notícias » Capes lança edital para Amazônia em reunião do Foprop Norte

Capes lança edital para Amazônia em reunião do Foprop Norte

A Capes lançou, esta semana, o primeiro edital do Programa Pró-Amazônia, destinado a apoiar redes de pesquisa na Amazônia, nas áreas de biodiversidade e sustentabilidade. O lançamento ocorreu durante reunião do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação da Região Norte (Foprop Norte), em Manaus, e contou com a presença do presidente da instituição, professor Jorge Guimarães.

O Programa foi detalhado pelo coordenador geral de Programas Estratégicos da Capes, professor Manoel Santana Cardoso, que também participou do evento. O apoio previsto no edital compreende bolsas de Professor Visitante Nacional Sênior (PVNS), Pós-Doutorado, Doutorado e Iniciação Científica, além de recursos para mobilidade de pesquisadores e discentes, e para o custeio de despesas diversas. Estão reservados para os projetos, atendidos no âmbito do edital, 25 milhões de reais, a serem desembolsados ao longo de quatro anos.

Fortalecimento - Presente à sessão, o reitor da UFPA, professor Carlos Maneschy, presidente da Associação Nacional das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), saudou a iniciativa da Capes e falou de sua importância para as instituições da região. “A pós-graduação na Amazônia depende, para o seu fortalecimento, de ações dessa natureza, que levem em conta as peculiaridades e o enorme potencial do contexto em que ela se desenvolve”, disse o reitor.

O lançamento do edital foi aplaudido também pelos pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação da Amazônia, que veem o novo programa da Capes como estratégico para a consolidação de novos grupos de pesquisa, em áreas fundamentais para o desenvolvimento da região.

Segundo o coordenador do Foprop Norte, professor Emmanuel Tourinho, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) da UFPA, “o Pró-Amazônia atende uma expectativa dos pesquisadores locais e é significativo que seu primeiro edital tenha sido lançado na Amazônia, com a presença do presidente da Capes, professor Jorge Guimarães, e de diversos reitores, pró-reitores e gestores de Ciência e Tecnologia na região”. Para o diretor do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA), professor Adalberto Val, o momento é histórico e representa uma conjugação importante de esforços em favor da pesquisa na Amazônia.

Atração e fixação de doutores na Região Norte - Em seguida ao lançamento do edital, foi realizada a mesa-redonda sobre “Políticas para a Pesquisa e a Pós-Graduação na Amazônia”, com a participação do presidente da Capes, professor Jorge Almeida Guimarães; do diretor do CNPq, Guilherme Melo; do presidente da Andifes e reitor da UFPA, Carlos Maneschy; do deputado federal e membro da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara Federal, Sibá Machado (PT/AC); e do coordenador do Foprop Norte e pró-reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho.

A cooperação entre os vários atores do sistema de pesquisa e pós-graduação foi enfatizada pelos participantes, no debate que abrangeu várias ações em curso e novas propostas de atuação em favor da formação de recursos humanos qualificados para a pesquisa. O professor Emmanuel Tourinho apresentou as propostas do Foprop Norte com vistas à atração e fixação de doutores nas instituições da região e solicitou à Capes a reedição do Programa de Cooperação Acadêmica (Procad), com foco na Amazônia.

O professor Jorge Guimarães atendeu a solicitação do Foprop Norte e anunciou que a Capes editará, em breve, um edital do “Procad Amazônia”. Também sugeriu que o esforço para atrair doutores inclua a tentativa de trazer docentes estrangeiros, possivelmente, interessados em atuar na região.

Esforço - O necessário protagonismo das instituições da Amazônia na elaboração de um projeto para a região foi destacado pelo professor Carlos Maneschy. Segundo o reitor da UFPA, as universidades e os institutos de pesquisa vêm fazendo um esforço que deve ser intensificado, com vistas a uma participação ativa na formulação de políticas para o avanço da pesquisa e da pós-graduação na Amazônia, de modo que reflitam do melhor modo as necessidades regionais.

O professor Guilherme Melo reiterou o apoio do CNPq ao Programa de atração e fixação de doutores na Amazônia e propôs que se proceda, nos próximos dias, ao detalhamento do Programa, definindo as suas etapas operacionais. Na proposta em discussão, caberia ao CNPq julgar o mérito dos projetos dos doutores recém- contratados, para apoio com bolsa de pesquisa.

Impacto - Para o deputado Sibá Machado, o Programa de atração de doutores deve ser o passo inicial de um projeto mais amplo de intensificação da atividade de pesquisa na região. Segundo o deputado, os valores necessários para implementar o Programa não são tão elevados, comparados a outras despesas, que representam muito menor impacto social. “A proposta depende, fundamentalmente, de decisão política e de um trabalho junto aos parlamentares para incluí-la no orçamento do próximo ano.”

Estiveram presentes à reunião do Foprop Norte 12 reitores de universidades da Amazônia, pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação de 18 instituições, dirigentes da Capes, do CNPq, de Fundações de Apoio à Pesquisa e de Secretarias Estaduais de Ciência e Tecnologia.

Texto: Divulgação / Propesp
Arte: MKT – Ascom UFPA