Ir direto para menu de acessibilidade.

languages

GTranslate

ptenfres

Opções de acessibilidade

Página inicial » Notícias » Encontro discute políticas para a pós-graduação na Amazônia
Início do conteúdo da página

Encontro discute políticas para a pós-graduação na Amazônia

O Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação da Região Norte (Foprop Norte) realiza reunião nesta terça (25) e quarta-feira (26), em Manaus, para discutir políticas para a pós-graduação na Amazônia. O Encontro ocorre no Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA) e tem como principal tema a proposta elaborada pelo Foprop Norte para a atração e a fixação de doutores na Amazônia. Desde junho passado, a proposta foi entregue à bancada da Amazônia no Congresso Nacional, para discussão com vistas ao aporte de recursos para a sua efetivação no orçamento federal.

Diagnóstico - Na reunião em Manaus, os pró-reitores pretendem elaborar um diagnóstico mais preciso da realidade regional na área de pós-graduação, para apresentação às agências de fomento junto com o detalhamento do programa de atração e fixação de doutores. Entre as atividades programadas, inclui-se uma mesa sobre “Políticas para a Pesquisa e a Pós-Graduação na Amazônia”, com a participação dos professores Jorge Almeida Guimarães, presidente da Capes; Guilherme Melo, diretor do CNPq; Carlos Maneschy, presidente da Amdifes e reitor da UFPA; Sibá Machado (PT/AC), deputado federal e membro da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara Federal; e Emmanuel Tourinho, coordenador do Foprop Norte e pró-reitor de Pesquisa e Pós-Gradução da UFPA.

A atividade dá continuidade ao debate sobre a proposta do Foprop Norte realizado em agosto passado, no Senado Federal, por iniciativa do Senador João Capiberibe (PSB/AP). Da mesa debatedora,  participaram, além do senador Capiberibe, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp; o secretário de Educação Superior do MEC, Amaro Lins; o professor Emmanuel Tourinho; e o ex-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Ennio Candotti. Na ocasião, o Ministro de CT&I assumiu o compromisso de apoiar a iniciativa do Foprop Norte, desde que garantidos os recursos no orçamento aprovado pelo Congresso Nacional.

Novo Programa da Capes para a Amazônia - Na programação da reunião do Foprop Norte, em Manaus, também está prevista a apresentação, pela Capes, de uma nova ação dirigida especificamente para a Amazônia, com o objetivo de apoiar a formação e a consolidação de novos grupos de pesquisa e acelerar o crescimento da pós-graduação na região.

Texto e foto: Divulgação /Propesp

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página