Página inicial » Notícias » Palestra sobre Direitos Humanos marca a abertura do XIII Seminário de Iniciação Científica

O professor doutor Antonio Maués, do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) da Universidade Federal do Pará (UFPA), foi o ministrante da palestra sobre Direitos Humanos na Formação Acadêmica, que abriu o XXIII Seminário de Iniciação Científica, nesta segunda-feira, 17, no Centro de Eventos Benedito Nunes da UFPA.

A palestra foi antecedida por uma mesa de abertura, composta pelo vice-reitor da UFPA, professor Horacio Schneider; pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Emmanuel Tourinho; pela pró-reitora de Ensino de Graduação, professora Marlene Freitas; pelo pró-reitor de Extensão, professor Fernando Arthur Freitas Neves; pelo diretor científico da Fadespa, professor Moacir Macambira; pela professora Maria Pedrosa, representante do CNPq, e pelo diretor de pesquisa da Propesp, professor Antônio Carlos Vallinoto.

Premiação – Após a apresentação da mesa, ocorreu a entrega dos Prêmios de Destaque da Iniciação Científica na UFPA, no ciclo 2011/2012. Os alunos premiados foram: Bruno José Martins, com o trabalho Ação do extrato aquoso proveniente da raiz da planta physalys angulata em células obtidas da medula óssea de camundongos; Izabel Cristina Brasiliense, com o trabalho Efeitos do uso do manual de instruções com cuidadores de crianças submetidas à punção venosa para quimioterapia; e Fabrine Silva de Souza, com o trabalho Utilização de modelagem molecular no estudo teórico de propriedades espectoscópicas de limonóides oriundos de espécies de Swietenia e compostos oriundos de espécies de Croton encontrados na Amazônia.

A palestra – A palestra objetivou identificar de que maneira os Direitos Humanos podem ser trabalhados na formação acadêmica. O professor Antônio Maués discutiu algumas decisões do Supremo Tribunal Federal, que tiveram impacto importante na vida das pessoas, como a questão das cotas e a questão das uniões homoafetivas, para, a partir daí, pensar de que maneira os Direitos Humanos contribuem para aperfeiçoar a formação acadêmica em todas as áreas de conhecimento.

Segundo o professor Maués, o tema da palestra é muito importante não só para os alunos, mas para todos os membros da comunidade universitária. “Primeiramente, é necessário que todos os cidadãos tenham conhecimento, conscientização e façam o desenvolvimento de ações em defesa dos Direitos Humanos. Nós, que estamos na universidade, temos uma responsabilidade adicional. Tendo em vista que somos nós que formamos as pessoas mais qualificadas na sociedade, nós que produzimos conhecimento, portanto, temos o dever de defender os Direitos Humanos”, afirma o professor.

Programação – As apresentações de trabalhos ocorrem durante os dias 18 e 28 de setembro. Elas têm formato de comunicações orais e serão feitas, paralelamente, em cada instituto do Campus de Belém e dos Campi do interior, pela parte da manhã e da tarde. Para conferir a programação completa, clique aqui.

Trabalhos – Na apresentação de seu trabalho, o bolsista deverá fazer referência à agência financiadora de sua bolsa, ao projeto de pesquisa ao qual está vinculado e ao seu plano de trabalho. O tempo estipulado para a apresentação é de 10 minutos e 5 minutos para o debate. Os bolsistas devem permanecer no local até o fim de todas as apresentações de sua sessão.

A aluna Suelen Miyuki Guedes, do curso de Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, vai apresentar o trabalho, que é parte dos resultados do projeto de pesquisa Ciência e Comunicação na Amazônia (CIECz), intitulado Ruptura epistemológica necessária à ciência. Segundo a aluna, “o Seminário de Iniciação Científica representa um rico momento de troca de experiências e partilha. Sendo uma via de mão dupla, em que o bolsista de iniciação científica pode mostrar os resultados do trabalho feito, assim como tem a possibilidade de perceber o que os outros alunos estão produzindo. É um espaço de intercâmbio de saberes.”

Texto: Paloma Wilm – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Laís Teixeira