Página inicial » Notícias » UFPA sedia pela primeira vez maior evento nacional sobre pesquisa em ambiente e sociedade

O crescimento do Brasil está intrinsecamente ligado ao aumento da produção de energia? E a solução mais viável está na construção de hidrelétricas? A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, apontou novos caminhos para o desenvolvimento sustentável? Questões como essas estão na ordem dos debates do VI Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade (VI ENENPPAS), que ocorrerá de 18 a 21 de setembro de 2012, na Universidade Federal do Pará, no Centro de Eventos Benedito Nunes, no Campus do Guamá.

Promovido pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) e pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente (Anppa), o Encontro ocorre, pela primeira vez, em Belém. O evento está sendo organizado pelos professores Oriana Almeida, Silvio Lima Figueiredo e Edna Castro, todos  do Naea/UFPA. Entre os diversos eventos programados, a abertura do Encontro da Anppas, na capital paraense, contará com a conferência do doutor Enrique Leff, da Universidade Antônoma do México, com o título “Sociedad, Política y Naturaleza: conhecimento para cual sustentabilidade”.

Programação - Durante quatro dias, cerca de 700 trabalhos, entre apresentações orais e pôsteres serão discutidos no Encontro Nacional da Anppas. A programação contempla 12 mesas-redondas com temas que abrangem desde a agricultura familiar, a biodiversidade, o código florestal até a problemática ambiental urbana. Estão previstos também 18 grupos de trabalhos e os simpósios específicos para discutir, respectivamente, os resultados da Rio+20 e os impactos da construção de hidrelétricas.

Enrique Leff - O professor mexicano Enrique Leff é sociólogo ambiental e se doutorou na França em Economia do Desenvolvimento. Hoje, é reconhecidamente uma das maiores autoridades no mundo quando se trata ecologia, ecologia política e educação ambiental. Dentre outros projectos de nível internacional, ele coordenou a Rede de Formação Ambiental para a América Latina e o Caribe, do Programa das Nações Unidas para o Ambiente, por 12 anos seguidos. Autor de mais de 20 livros e 150 artigos publicados em países, como México, Brasil, Argentina, EUA, Canadá, Alemanha e Espanha, Enrique Leff é referência também quando o assunto é Epistemologia ambiental. Atualmente, é também professor visitante e conferencista em universidades das Américas e da Europa.

Serviço
VI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Meio Ambiente e Sociedade, que ocorrerá de 18 a 21 de setembro, na Universidade Federal do Pará, no Centro de Eventos do Campus Guamá.
Informações e inscrições, no site da Annpas.
Confira aqui a programação completa.

Texto e foto: Divulgação