Página inicial » Notícias » Chamadas para o Programa Ciência sem Fronteiras se encerram no dia 14

Chamadas para o Programa Ciência sem Fronteiras se encerram no dia 14

Algumas chamadas para o Programa Ciência sem Fronteiras se encerram no dia 14 de setembro. Como o processo para a validação da inscrição é longo - inscrição, reunião e entrega de documentos - o ideal é que os alunos estejam sempre dentro dos prazos.   O diretor de pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA (Propesp), professor Antônio Vallinoto, deu algumas dicas para o estudante que pretende se inscrever no Programa.

A primeira dica é que se leia, com muita atenção, o Edital a fim de se verificar as chamadas abertas, correspondentes a países como Estados Unidos, Alemanha, Coreia do Sul, Holanda e Reino Unido. “Acessando o site da Propesp, o aluno poderá ler o edital para tomar conhecimento dos passos necessários para a sua inscrição. Lá, estão também os calendários com as datas limites de cada procedimento”, disse o diretor de pesquisas.

Olhar atento - Antônio chama a atenção para a necessidade de o aluno ficar atento, pois, dependendo do país de escolha, ele terá de fazer inscrição em duas plataformas diferentes, uma, no site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e outra, em um site específico, dependendo do país. É o caso dos Estados Unidos, por exemplo. O estudante que está pleiteando uma vaga para os EUA precisa fazer a inscrição no IIE, que é outra plataforma específica para os Estados Unidos.

“O Edital é bem claro e dá a informação do que é preciso para cada país. As chamadas são independentes, então, cada uma tem a sua particularidade. O aluno precisa, primeiramente, escolher o país para o qual ele quer se inscrever; cada aluno só pode optar por um e, a partir daí, ele vai direcionar sua leitura para o edital específico daquele lugar”, explicou Antônio. Esse edital específico também está disponível na página do Ciência sem Fronteira, que pode ser acessado por meio  da CAPES ou do  CNPq.

Prazos - De 6 de agosto a 14 de setembro, serão as inscrições dos estudantes no site do Programa Ciências sem Fronteiras, no campo chamadas abertas. Lá, o aluno tem acesso ao formulário de inscrição do Ciência sem Fronteiras e ao formulário do país escolhido.

Após a inscrição no site, é necessária uma outra inscrição, desta vez, na Propesp. O estudante deve se dirigir à sede da Propesp, localizada no 2º andar do prédio da Reitoria da UFPA, Campus do Guamá, em Belém, portando todos os documentos que ele anexou no ato da inscrição e mais alguns outros referentes a sua faculdade de origem.

Resultados – A homologação, ou seja, a pré-seleção dos candidatos pela UFPA será feita por uma equipe julgadora pré-estabelecida, que analisará o desempenho acadêmico dos candidatos.

Texto: Yuri Coelho – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação / Evento