Página inicial » Notícias » Ciência sem Fronteiras abre inscrições para mais de 30 áreas estratégicas

Ciência sem Fronteiras abre inscrições para mais de 30 áreas estratégicas

Estados Unidos, Alemanha, Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Holanda e Reino Unido. Já se imaginou conhecendo a cultura de um desses países e estudando nas melhores universidades mundiais? A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) da Universidade Federal do Pará (UFPA), conjuntamente com a Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer) e a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) acabam de lançar o edital do Programa Ciência sem Fronteiras (PCsF) para intercâmbio cultural de estudantes de graduação em universidades estrangeiras. Confira aqui.

O PCsF busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. O edital lançado pela UFPA deve pré-selecionar candidatos para as chamadas públicas disponibilizadas pela Capes e CNPq no endereço do Ciência sem Fronteiras, de acordo com o cronograma das universidades de cada um dos sete países participantes,. A graduação sanduíche nestes países deve iniciar a partir de janeiro, julho ou setembro de 2013.

Inscrições - A inscrição deve ser realizada pelo candidato na página eletrônica do PCsF, no formulário online correspondente à Chamada Pública de interesse. Além disso, o candidato deve entregar na Propesp cópias dos documentos descritos no edital da UFPA. Os estudantes devem estar atentos à abertura das chamadas. Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA, professor Emmanuel Tourinho, “os prazos são muito curtos, com a maioria das inscrições encerrando-se no dia 14 de setembro. Além disso, há muitos detalhes das datas e exigências para cada país, o que significa que os alunos vão precisar ser informados e estimulados para submeter as candidaturas”. No item 8 do edital conjunto, é possível ter acesso ao calendário detalhado dos prazos importantes de inscrições para cada país.

Para concorrer, o estudante deve estar matriculado em cursos das seguintes áreas estratégicas do programa: Engenharias e demais áreas tecnológicas; Ciências Exatas e da Terra; Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde; Computação e Tecnologias da Informação; Tecnologia Aeroespacial; Fármacos;  Produção Agrícola Sustentável; Petróleo, Gás e Carvão Mineral; Energias Renováveis; Tecnologia Mineral; Biotecnologia; Nanotecnologia e Novos Materiais; Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais; Biodiversidade e Bioprospecção; Ciências do Mar; Indústria Criativa (arquitetura, design, software, jogos de computadores, cinema, vídeo, fotografia, música, artes, televisão, conteúdos digitais, editoração e publicação eletrônica);  Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva; Formação de Tecnólogos, nas áreas e temas listados nos itens anteriores; além de ter integralizado no mínimo 20% e, no máximo, 90% do currículo previsto para seu curso, no momento do início previsto da viagem de estudos, entre outros requisitos constantes no edital.

Regras e concessões - Segundo o edital conjunto, a pré-seleção de candidatos pela UFPA será realizada sob a responsabilidade da Propesp, da Prointer e da Proeg, a quem caberá também avaliar e homologar as candidaturas. O PCsF atenderá a demanda aprovada pela Federal Paraense, dependendo de sua disponibilidade orçamentária e da possibilidade de absorção das candidaturas pelas universidades estrangeiras. A instituição de destino do aluno será definida pelo PCsF, considerada a sua área de formação e a oferta de vagas pelas instituições estrangeiras. O aluno selecionado será beneficiado com bolsa de estudo, pagamento de taxas escolares, seguro saúde, alojamento e alimentação, passagens aéreas ou auxílio deslocamento e auxílio instalação.

Para mais informações, acesse aqui o edital.

Serviços:

Diretoria de Pesquisa - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
Prédio da Reitoria, 2º Andar.
Telefones: (91) 3201-7953, (91) e (91) 3201-7657.
E-mails: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.,O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Home Page: www. propesp.ufpa.br

Pró-Reitoria de Relações Internacionais.
Prédio da Reitoria, 3o Andar.
Telefones: (91) 3201-7211, (91) 3201-8713 e (91) 3249-4442
Home Page: www. prointer.ufpa.br