Página inicial » Notícias » Capes, UFPA e UEPA discutem proposta para criação de Pós em Clínica Cirúrgica

Capes, UFPA e UEPA discutem proposta para criação de Pós em Clínica Cirúrgica

Um mapeamento realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) revelou que 75% dos Estados brasileiros não possuem programa de pós-graduação na área cirúrgica. Nas Regiões Norte e Centro Oeste, a situação é ainda mais preocupante, pois não há nenhum curso nessa área, o que levou a Capes a apoiar iniciativas que visem suprir essa deficiência de oferta. A Universidade Federal do Pará (UFPA) foi a primeira instituição de ensino superior a responder à proposta da Capes e a discutir as estratégias de indução de programas para a área da Medicina III, que compreende a formação nas áreas de Anestesia e Cirurgias Cardíaca, Pediátrica, Torácica, Vascular, Plástica, entre outras.

O primeiro passo foi dado nesta sexta-feira, 17, com uma reunião de trabalho realizada no auditório da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, do Hospital Universitário João de Barros Barreto (Unacon/HUJBB). A coordenadora da área de Medicina III da Capes, Lydia Masako Ferreira, apresentou um diagnóstico dos programas de pós-graduação no Brasil e como as IES e as sociedades científicas podem contribuir para mudar o quadro de disparidade na oferta de cursos entre as regiões do País.

“Estamos aqui para discutir a possibilidade de programas de pós-graduação, quer seja de mestrado profissional, mestrado acadêmico ou doutorado, quer seja uma pós-graduação em associação. Esse comprometimento do reitor da UFPA, professor Carlos Maneschy, e do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA, professor Emmanuel Tourinho, foi muito importante para a Instituição”, declarou Lydia Masako.

O maior número de programas de pós-graduação concentra-se no Estado de São Paulo (SP), com 26 cursos. Em segundo lugar, está o Rio de Janeiro (RJ), com 3 programas, e, em terceiro, os Estados do Paraná (PR) e de Minas Gerais (MG), com 2 cursos. “Não dá pra você ter uma excelência numa determinada região, enquanto, em outras regiões, há um deserto científico, porque isso vai refletir no PIB per capita, ou seja, a economia do País cai se nós não pensarmos e agirmos nas regiões carentes”, explica Lydia Masako.

Em seguida, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), professor Emmanuel Tourinho, falou da proposta da UFPA, que tem a Universidade do Estado do Pará (UEPA) como instituição associada, para a criação de uma Pós-Graduação na área da Medicina III. “Esse é um momento de troca de ideias para que possamos amadurecer o projeto e submetê-lo, em 2013, à avaliação da Capes. A proposta é iniciar o programa em 2014”, disse o pró-reitor, que completa: “nosso interesse é iniciar com o Mestrado Acadêmico em Clínica Cirúrgica, com docentes da Medicina e de áreas afins.”

A reunião contou com a presença de representantes da Capes, pesquisadores e docentes da UFPA e da UEPA.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes